A ‘Suíça mineira’
Rodeada de picos e montanhas, a pequena Monte Verde chega a registrar zero grau no inverno e atrai muitos turistas
Quem pensa que o estado de Minas Gerais é só calor, é porque ainda não conhece a pequena Monte Verde. Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde está a 1.554 metros de altitude – se fosse emancipada, seria a segunda cidade mais alta do Brasil.
Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, ponto mais alto de Minas Gerais e que faz divisa com o estado de São Paulo. O clima é tropical de altitude, indo dos 18°C no verão ao 0°C no inverno. Por conta desse frio todo, Monte Verde é conhecida como a ‘Suíça mineira’.
Rodeada de picos e montanhas, situação geográfica favorável ao clima europeu, Monte Verde já foi reconhecida como estância climática e é adorada por muitos turistas. A professora Tatiana dos Reis Savenhago (foto à direita), 35 anos, foi a Monte Verde pela primeira vez em 2002, quando decidiu conhecer o distrito ao lado do namorado Igor, atual marido.
“Na época, um professor comentou que nas férias iria para Monte Verde. Fiquei curiosa em conhecer”, disse. No ano seguinte, Tatiana e o marido, que vivem em Pontal, retornaram a Monte Verde pela segunda vez. Ela garante que o acolhimento da cidadezinha, as pousadas e a tranquilidade são grandes atrativos. “Tivemos que ficar parados por uns 20 minutos no centro esperando vacas e bois passarem. Isso foi o que mais me chamou a atenção”.
Perfeita para casais apaixonados, Monte Verde também é a Minas do romantismo. O clima gelado é apropriado para a ocasião, já que muitos turistas escolhem a cidade para comemorar namoros, noivados e casamentos.
A gastronomia local, como rodízios de foundue e truta, também são grandes aliados. Já as belas paisagens compõem o cenário ideal para Monte Verde ser tanto adorada pelos visitantes.
Há dois anos, a supervisora de vendas Ana Lúcia Garcia, 27, conheceu Monte Verde ao lado do namorado Lucas. O casal viajou para comemorar os oito anos de namoro.
“Pretendo voltar em 2014”, contou Ana Lúcia. “Monte Verde tem todo um estilinho europeu. Eu e meu namorado subimos montanhas, fizemos trilhas. As paisagens são maravilhosas”. Ela relembra também que, em relação a Campos do Jordão (SP), o distrito mineiro não perde em nada e a estadia sai bem mais em conta.
O vilarejo ainda agrada não só os casais, mas também os amantes da natureza e qualquer turista que tiver muito espírito aventureiro. A Cascata da Siriema e a Cachoeira dos Pretos são os principais pontos turísticos de Monte Verde, ao lado de outros atrativos, como o Mirante do Aeroporto, o Pico Selado, a Pedra Redonda, a Pedra Partida, o Platô, o Parque Verner Grinberg e as trilhas do Chapéu do Bispo e do Pinheiro Velho.
O portal de entrada de Monte Verde, a máquina a vapor, a Praça da Árvore e as galerias de arte são ingredientes a parte de toda a beleza da ‘Suíça mineira’.
Por conta do clima agradável e as paisagens da Serra da Mantiqueira, há quem ainda está na expectativa de conhecer Monte Verde. É o caso de Daniel Zanetti, 25 anos. Para comemorar o 8º ano de namoro, o estudante de Jornalismo vai conhecer a cidadezinha agora no mês de novembro.
“Sempre viajávamos para praia ou outros lugares, mas dessa vez queremos um local tranquilo e com lindas paisagens. Eu e minha namorada Gabriela estamos contando os dias para visitar Monte Verde”, concluiu Zanetti.
Para chegar ao distrito de Monte Verde, o acesso é pela rodovia Fernão Dias (BR 381) e fica distante 168 quilômetros de São Paulo.
Saindo de Ribeirão Preto, a melhor rota é seguir pela Anhanguera até Campinas e, de lá, ir pela Via Dutra (SP 065) até a saída para Fernão Dias. Então, é só dirigir até Camanducaia e se orientar pelas placas até Monte Verde.
Texto: Fernando Belezine (Colaborador)
Fotos: Arquivo pessoal e News Portal Monte Verde