
Ações de marketing
Forte divulgação junto às imobiliárias contribui para o sucesso de venda dos empreendimentos atuais
O bom relacionamento entre as construtoras e as imobiliárias é fundamental para esse momento próspero da construção civil, tanto em Ribeirão Preto quanto na região. É preciso uma fina harmonia entre os pontos da cadeia produtiva, ou seja, quem planeja, quem executa e quem comercializa, para que todos, principalmente os consumidores, saiam satisfeitos com os resultados finais. Para estreitar e fortalecer essa parceria, as grandes construtoras promovem ações especiais junto aos consultores de vendas. O objetivo dessas reuniões bem elaboradas é apresentar os empreendimentos, de maneira minuciosa e agradável, e, dessa forma, fazer com que os participantes se envolvam com o projeto, conhecendo a fundo o conceito do produto. Essa iniciativa é recente, mas já tem obtido ótimos resultados.
Recentemente, a WTB Empreendimentos (Grupo WTB), a Lindencorp e a Rossi realizaram um evento nesses moldes para apresentar seu lançamento, o Trio Ribeirão. Uma sala de cinema foi fechada para o treinamento, que reuniu 290 corretores de imóveis, além de diretores e de gerentes de imobiliárias. Todas as informações, inclusive as mais técnicas, foram passadas de maneira clara, para que os participantes pudessem visualizar o empreendimento. “Tudo isso ajuda na realização de uma venda com qualidade e transparência, onde o cliente enxerga as vantagens do imóvel e se sente mais seguro para fazer o investimento. O corretor precisa ‘comprar a ideia’ para comercializar com confiança. Esse é o nosso propósito com as ações de divulgação”, explica André Lopes, diretor comercial da WTB Negócios. A empresa já fez outras reuniões semelhantes em lançamentos anteriores, como o Bella Città Ribeirão e o Reserva Santa Luisa. “No caso do Quinta da Primavera, por exemplo, foram comercializados 300 lotes em apenas oito horas”, lembra André.
Outro exemplo bem-sucedido é o residencial Jardim Santo Expedito, um loteamento popular lançado pela construtora Said em Orlândia. “Desenvolvemos um completo trabalho de demonstração do projeto com as imobiliárias locais. A participação e o empenho delas foram essenciais nesse processo. Fizemos reuniões e visitas à obra, demonstramos a sua qualidade e ressaltamos a credibilidade da nossa empresa no setor. Tudo isso reforça significativamente os argumentos de vendas para os corretores”, opina o diretor administrativo da Said, Armando Scozzafave Filho. Todo o empreendimento, 211 lotes, foi vendido em apenas dez dias.
O outro lado dessa parceria também enxerga de maneira positiva essa evolução do mercado. Para João Paulo e Cacaio Fortes Guimarães, diretores da imobiliária Fortes Guimarães & Coelho da Fonseca, esses eventos são extremamente importantes. “Antigamente, a divulgação era realizada de maneira informal, em uma simples reunião. Hoje, o cenário mudou e esses treinamentos são realizados com frequência, tornando-se prática do dia a dia”, afirma João Paulo. “Assim, todos podem conhecer o produto, esclarecer dúvidas e receber motivação para vendê-lo, estreitando também o relacionamento das equipes”, acrescenta Cacaio.
Segundo Sérgio Valente, diretor da imobiliária Santa Maria, essas iniciativas de marketing surgiram devido à concorrência do setor. “São muitos empreendimentos no mercado. As construtoras perceberam que o consultor faz a diferença na hora da venda. Ou seja, o consultor se transformou no cliente da construtora”, comenta. O diretor lembra que, só neste ano, as empresas, além das reuniões, prestigiaram os profissionais de destaque com incentivos, como viagens e outros prêmios.
O publicitário Edmo Bernardes Júnior atua em diversas campanhas do ramo imobiliário. Segundo ele, essas iniciativas são imprescindíveis para o sucesso do empreendimento e estão se tornando cada vez mais profissionais e completas. “A tendência é continuar aprimorando essas ações. As construtoras investem para desenvolver uma linha de criação do produto, desde a sua concepção, passando pelo envolvimento de imobiliárias, até a divulgação. Isso nos dá condições de criar ações de ponta a ponta nesta corrente”, conclui. Entre os trabalhos desenvolvidos por Edmo estão as duas fases do Alphaville Ribeirão, o Santiago de Compostela, da DMV, e o Cenário, da Halna.
Texto: Paula Zuliani
Fotos: Júlio Sian, arquivo e divulgação