
Adaptação com respeito
Por Chaim Zaher, presidente do Grupo SEB
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, tenho me perguntado como conciliar os caminhos da sociedade preservando vidas e, ao mesmo tempo, estabelecendo protocolos que não impeçam atividades fundamentais de serem realizadas. Tudo isso, claro, não é apenas um questionamento que tenho vivenciado, mas de muitas pessoas que precisam encontrar saídas para a retração econômica e para a estagnação no desenvolvimento, ao mesmo tempo em que a saúde é prioridade.
A paralisação das aulas nas escolas, por exemplo, embora tenha sido uma medida sanitária importante para conter a disseminação da Covid-19, também traz efeitos negativos a curto, médio e longo prazo para crianças e adolescentes.
Em um curto período, temos o estresse dos alunos e dos pais, que precisaram estabelecer uma nova rotina com a educação a distância. Meninos e meninas passam o dia conectados em frente ao computador, em uma rotina menos dinâmica e mais angustiante. A médio prazo, temos o impacto nas aprovações dos estudantes. Será ético reprovar alunos que não tiveram bom desempenho, mas que possuíam uma situação estressante imperativa? Será ético fazer com que eles avancem para o próximo ano, mesmo sem absorver todo o conteúdo necessário? E a longo período, teremos o impacto desse aprendizado entre altos e baixos durante o ano de 2020, que pode prejudicar o conhecimento e o alicerce educacional de crianças e adolescentes.
Como empresário do setor de educação, desde o início da pandemia, tenho me atentado para o cenário. O Grupo SEB conseguiu se adaptar com qualidade ao ensino a distância, oferecendo aos alunos ferramentas ágeis e importantes, que têm auxiliado no aprendizado. Contudo, certo de que o cenário aterrador da Covid-19 irá passar, não deixamos de nos adaptar aos novos protocolos para que, tão logo seja possível a retomada das aulas presenciais, voltemos à rotina escolar oferecendo segurança aos alunos.
Com todo esse trabalho, nos últimos dias, o Grupo SEB recebeu a certificação da Consultoria Einstein para a retomada das aulas presenciais. O Selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança certifica todos os protocolos das unidades SEB para um processo seguro de retorno às aulas presenciais.
Isso significa que estamos preparados e, como nós, milhares de escolas pelo país também estão se reorganizando para oferecer segurança aos estudantes. Afinal, o momento é paradoxal: bares cheios e escolas vazias. Pensar em política e prejudicar os alunos nesse momento é falta de bom senso.
Nós, adultos, temos a responsabilidade de garantir a segurança às crianças e aos adolescentes, oferecendo medidas sanitárias e de higiene que os protejam — incluso, aí, o isolamento social, evitando aglomerações e saídas desnecessárias.
Ainda que as crianças, estatística e cientificamente, tenham menos complicações e sintam menos os efeitos da Covid-19, elas podem transmitir o novo coronavírus e, por isso, temos de garantir a segurança de todas elas.
Nosso comprometimento, enquanto cidadãos, deve ser para uma sociedade mais segura e saudável a todos, transpondo obstáculos, vencendo desafios, mas, principalmente, respeitando o próximo.
Chaim Zaher é presidente do Grupo SEB