Adote um cientista

Adote um cientista

O programa “Adote um Cientista”, da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, reiniciou suas atividades no dia 5 de março

Entrando em seu 11º ano, o programa “Adote um Cientista” teve como atividade inaugural deste ano a palestra “Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto: alunos – professores – pesquisadores aprendem juntos”, com a Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri e a equipe da Casa. Passando pela trajetória profissional de mais de 40 anos na área educacional da professora Marisa, o encontro apresentou o desenvolvimento dos programas e eventos da Casa da Ciência, que buscam manter em sua rotina a investigação do processo educacional e a divulgação dos resultados alcançados pelos alunos e pesquisadores envolvidos.

Sobre o programa
Toda tarde de quinta-feira, alunos e professores da rede básica de ensino se encontram com pesquisadores da USP para um bate-papo sobre as linhas de pesquisas que desenvolvem na universidade. Com diversas perguntas dos jovens, a troca de informações e experiências é constante no programa, que objetiva aprimorar a cultura científica nas escolas, despertando o interesse dos alunos para a área de ciências, por meio de discussões, realização de pequenos experimentos e pesquisas de campo. As atividades também colaboram para a formação e a atualização de professores do ensino básico.
Consolidado como o principal programa da Casa da Ciência, o “Adote um Cientista” já recebeu mais de dois mil alunos de escolas de Ribeirão Preto e região. O programa é gratuito e voltado a alunos a partir de 12 anos. Os encontros acontecem das 14h30 às 17h e as inscrições podem ser realizadas durante a atividade inaugural.

Pequeno Cientista
Proposto em 2010, mas implantado na rotina da Casa da Ciência em 2012, o “Pequeno Cientista” objetiva inserir alunos da rede básica em projetos de investigação científica, sob a orientação curta e semanal de pesquisadores e especialistas do Hemocentro e da Universidade de São Paulo. Desde a implantação, 62 grupos temáticos foram orientados, cujos resultados são apresentados no Mural, atualmente em sua 19ª edição.
Com poucas horas de orientação presencial — aproximadamente 10 encontros de 45 minutos durante o semestre — os jovens têm alcançado resultados positivos na “alfabetização científica”, com desdobramentos dos projetos nas escolas. Atualmente, mais de cem alunos de Ribeirão Preto e região, com destaque para as cidades de Luis Antonio e Dumont, participam de 15 grupos temáticos, orientados por 30 pesquisadores colaboradores.

Compartilhar: