Além do saneamento básico

Além do saneamento básico

Desde 1995, a GS Inima Ambient se orgulha em contribuir para a melhoria de vida dos moradores de Ribeirão Preto; cidade que se tornou um exemplo de desenvolvimento e modernidade

Do alto dos seus 166 anos, Ribeirão Preto é uma cidade moderna, desenvolvida, que acolhe seus cidadãos com bons serviços públicos. Esse é o orgulho da GS Inima Ambient que, há 27 anos, cuida do esgotamento sanitário do município, contribuindo para que Ribeirão Preto figure no seleto ranking das cidades mais bem saneadas do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Pioneiro, Ribeirão Preto foi o primeiro município brasileiro a conceder a prestação dos serviços de esgotamento sanitário à iniciativa privada, em 1995. À época, apenas 2% dos esgotos domésticos eram tratados, o restante era devolvido à natureza sem qualquer tratamento. Para modificar essa realidade, a GS Inima Ambient, do Grupo GS Inima Brasil, investiu em pesquisa, novas tecnologias, na capacitação dos seus profissionais e, principalmente, em soluções inovadoras e sustentáveis. Hoje, 99% dos mais de 700 mil moradores de Ribeirão Preto têm seus efluentes domésticos tratados e lançados no Rio Pardo em forma de água limpa. 



Com capacidade para tratar quase dois mil litros de esgoto doméstico por segundo, a GS Inima Ambient foi pioneira no Brasil ao gerar energia elétrica por meio do biogás resultante do processo tratamento de esgoto, uma fonte de energia limpa que supre parte da demanda necessária para operação da estação. Ainda nessa linha de inovação e práticas sustentáveis, a concessionária decidiu tratar e reutilizar o efluente de saída para atividades não potáveis. Desde que começou a utilizar água de reúso, o consumo de água potável caiu de 3.600 m³ de água – captados em poço profundo do Aquífero Guarani – para 1.650 m³ por mês, ou seja, a empresa passou a economizar 54% de água potável. 



A parceria da GS Inima Ambient com a cidade de Ribeirão Preto vai além da boa prestação dos serviços de esgotamento sanitário. A concessionária tem se empenhado a expandir a consciência da população, em especial, dos jovens e crianças, em relação à necessidade de preservação do meio ambiente e do uso racional da água potável para que ela não falte agora e nem para as futuras gerações. A iniciativa mais recente foi levar para a 20a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto o tema A Utopia da Água, que abriu o Salão de Ideias da Feira, com a participação de Paulo Roberto Oliveira, CEO da GS Inima Brasil e patrono da 20a FIL. “Assim como nossos serviços, entendemos que atividades culturais, educativas e esportivas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento social”, explica Paulo Roberto. “Por isso, a GS Inima Ambient faz questão de participar das iniciativas onde estão seus clientes e que mostram como Ribeirão Preto é especial”.

Compartilhar: