Alimentos contribuem para queda do IPC

Alimentos contribuem para queda do IPC

O preço da batata caiu 22%, e foi um dos principais responsáveis pela deflação registrada em maio, a primeira do ano

O preço dos alimentos caiu e ajudou na deflação de 0,05% registrada no mês de maio, a primeira registrada no ano de 2014, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A pesquisa é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

De acordo com o economista responsável pelo IPC, Fred Guimarães, a deflação pode ser explicada devido ao baixo crescimento que a economia apresentou no primeiro trimestre de 2014. Neste período, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foi de 0,2%, isso causou baixas expectativas de empresários e consumidores, como revelou pesquisa divulgada segunda-feira, 16, também da Acirp, e por isso houve diminuição na demanda.

Leia mais:

Eleições deixam consumidor receoso


Em maio, a batata teve queda de 22,02%, e foi o principal destaque entre os tubérculos. Nos outros segmentos, como legumes, com queda de 5,41%, verduras, que diminuíram 1,91%, e frutas que caíram 4,13%, também contribuíram para a redução.


Porém, a carne bovina aumentou 0,80%, e a alimentação externa, em bares, lanchonetes e restaurantes, teve os preços elevados em 0,94%. O responsável pelo índice credita em outro fator, a culpa deste reajuste. “Alimentação externa, não teve nada de explosivo no aumento, mas cresceu devido à Copa do Mundo”, disse.

Com o aumento da carne de boi, as pessoas passaram a consumir frango, que em maio teve alta de 1,93%, por causa do crescimento na demanda.

Guimarães diz que os motivos de alterações dos preços estão todos interligados. “Os sapatos femininos, que aumentaram 3,50% em maio, confirma o que a pesquisa do Dia dos Namorados revela, a respeito que os homens estavam mais dispostos a comprar presentes que as mulheres”, afirmou o economista.

Revide Online

Leonardo Santos (Colaborador)

Fotos: Arquivo Revide

 
 

Compartilhar: