Alinhando teoria e prática na área da saúde

Alinhando teoria e prática na área da saúde

Com inauguração prevista para dezembro deste ano, o ITC de Ribeirão Preto oferecerá cursos específicos para as áreas odontológicas, ciências biomédicas e médicas, com foco no treinamento

O Instituto Orofacial das Américas (IOA) está prestes a registrar um novo marco na educação e no treinamento na área de saúde com o lançamento de um centro de ensino premium em Ribeirão Preto. Há mais de 20 anos no mercado, a rede conta com mais de 40 unidades de escolas, apresentando uma abordagem inovadora, com o objetivo de aprimorar técnicas médicas, incluindo o pioneiro Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos (ITC). O ITC de Ribeirão Preto será a única unidade da região e oferecerá cursos específicos para as áreas odontológicas, ciências biomédicas e médicas, com foco no treinamento em peças anatômicas congeladas. Este método de ensino é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, permitindo que profissionais de saúde aprimorem as habilidades cirúrgicas e de procedimentos estéticos injetáveis de maneira realista e próxima à experiência em um corpo humano. Quem traz o empreendimento para Ribeirão é Rafael Camargo, Bianca Martin e Chaim Zaher, do Grupo SEB. 


Em 2021, o Grupo SEB e as empresas da área educacional odonto-médica IOA, Lapidare e ITC, do empresário Mohamad Hussein Abou Wadi, realizaram uma “joint venture”. A união deu origem ao Grupo IOA Global, um dos maiores players do segmento de pós-graduação das áreas médica e odontológica do país. A associação integra os planos de expansão do Grupo SEB, dono de redes de escolas internacionais e franquias como Maple Bear, Sphere e Luminova. “Nossa expansão preza pela excelência acadêmica e sinergia entre as empresas. A criação do Grupo IOA Global nos permite entrar no mercado de pós-graduação e cursos de especialização odontomédica, que está em plena expansão no Brasil e no mundo. Isso torna a parceria estratégica para nós”, destaca Karina Franchini, diretora de Ensino Superior do Grupo SEB.


Rafael frisa a importância de se ter um instituto como este em uma cidade que é considerada polo educacional de destaque na América do Sul. É válido ressaltar que a inovação do IOA/ITC não se limita ao treinamento de cadáveres frescos. O complexo oferecerá uma ampla grade de cursos, com um corpo docente experiente e qualificado. “Vamos possibilitar a profissionalização de muitos especialistas que querem atuar nesse mercado que está em ascensão. O treinamento com peças anatômicas vai garantir o aperfeiçoamento, não só para quem atua nos segmentos estéticos, como também para profissionais da Medicina”, ressaltou Bianca.


A estrutura de Ribeirão Preto é projetada para atender até 800 alunos, com uma clínica equipada com cadeiras odontológicas modernas, salas de aula e um auditório para eventos acadêmicos. Além disso, o instituto se compromete a oferecer tratamentos acessíveis em Odontologia e Biomedicina para a população local, contribuindo, assim, para a saúde da comunidade. A inauguração do IOA/ITC Ribeirão Preto está marcada para dezembro e promete representar um avanço significativo no campo da educação e treinamento na área de saúde, colocando Ribeirão Preto no mapa como um centro de excelência no estudo da saúde orofacial. 

Compartilhar: