
Alteração nas Compras
Comércio e shoppings de Ribeirão Preto promovem mudanças no horário de funcionamento em razão do novo coronavírus
Texto: Cárila Covas
A pandemia do novo coronavírus tem impactado os mercados mundiais, afetando diretamente na atividade econômica de todos os países. Embora o maior número de casos confirmados ainda esteja concentrado na Europa, o epicentro mundial da doença, o avanço do Covid-19 tem colocado regiões do mundo todo em estado de alerta.
No Brasil, estão sendo adotadas medidas de restrições de circulação de pessoas nas ruas. Quanto a isso, o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Ribeirão Preto (Sincomerciários) comunicaram novos horários de funcionamento para os estabelecimentos. Os lojistas foram orientados a trabalhar das 9h às 19h, para, assim, manter as respectivas cargas horárias previstas em convenção coletiva.
Os shoppings da cidade também anunciaram alteração no horário de funcionamento. O RibeirãoShopping, o ShoppingSantaÚrsula e o Shopping Iguatemi aderiram, desde quarta-feira, dia 18 de março, o horário das 12h às 20h, de segunda a domingo. Para o RibeirãoShopping e para o ShoppingSantaÚrsula, a determinação se estende até o dia 1º de abril.
As normas objetivam reduzir o número de pessoas aglomeradas pela cidade nos horários de pico. As instituições também recomendam que os lojistas sigam rigorosamente as orientações dos órgãos de saúde quanto à prática de medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus.
Até o fechamento desta edição, o Novo Shopping não havia promovido alterações nos horários de funcionamento.
Capital
O governador João Doria (PSDB) recomendou, em entrevista coletiva em 18 de março, que todos os shoppings da região metropolitana de São Paulo permaneçam fechados entre 23 de março e 30 de abril por razões sanitárias e proteção dos funcionários.
Doria também anunciou parceria com operadoras de telefonia (Claro, Tim e Vivo) para disparar SMS aos 15 milhões de clientes, informando sobre condutas e procedimentos de saúde pública.