Ao som da ópera

Ao som da ópera

Solistas da cidade e da região darão o tom ao lançamento do livro que resgata os 80 anos do Theatro Pedro II

A organização do evento que dá continuidade à comemoração aos 80 anos do Theatro Pedro II tem buscado em cada passo de sua realização enaltecer e resgatar a história e a finalidade deste que é um dos mais requintados teatros de ópera do país. Para tanto, associa em um único evento os ingredientes que definem, fazem parte ou traduzem a importância do teatro para o município.

No dia 24 de novembro, será lançado o livro “Theatro Pedro II – Palco da Cultura de Ribeirão Preto”, organizado e editado pela Vide Editorial Revistas e Periódicos, empresa responsável pela edição da Revide, que será doado a quem adquirir um ingresso para o evento, que inclui um concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que contará com a participação de vários solistas. A venda de ingressos será revertida, em parte, para a Biblioteca Padre Euclides, que utilizará a verba na climatização de seu auditório, de forma que este possa ser efetivamente utilizado e gerar renda para a própria Biblioteca. Um pequeno cerimonial será realizado pouco antes da apresentação da Orquestra.

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto que, ao longo de seus 72 anos de vida sempre usufruiu do Theatro, aproveita a ocasião para render homenagem à casa de espetáculo, um dos mais conhecidos cartões postais do município. Artistas locais e da região homenageiam o Theatro por meio de uma das mais nobres formas de arte, que, no caso do Theatro Pedro II, é também sua própria finalidade — a ópera. Árias das mais famosas óperas serão interpretadas por 121 artistas, entre músicos, regentes, cantores e solistas: “A Flauta Mágica, “As Bodas de Fígaro” e “Cosi fan Tutti”, de Mozart; “Lakme”, de Delibes; “Carmen”, de Bizet; “L’elisir D’amore”, de Donizette; “La Bohème” e “O Turandot”, de Puccini; e “Nabuco Donosor” e “La Traviata”, de Verdi.

Além da Orquestra Sinfônica, que será regida por Reginaldo Nascimento, o evento contará com a participação do Coro da Escola de Canto e Coral da MRP, conduzido pela maestrina Snizhana Drahan. Os solistas Jean Wiliam, Wladymir de Carvalho, Renata Ferrari, Yuka de Almeida Prado e Andréia Balbino participarão do evento.

A cantora lírica Maria Yuka de Almeida Prado considera o Theatro Pedro II como um templo cultural da cidade. Ela destaca a alegria de poder usufruir de sua infraestrutura e de sua acústica, aclamada por todos os artistas que têm o privilégio de se apresentar em seu palco. “Nós, cantores líricos, trabalhamos arduamente pequenas nuances da voz e, neste Theatro, podemos mostrar esses pequenos detalhes sonoros que se amplificam no espaço acústico. O Theatro Pedro II é um verdadeiro teatro de ópera e comemorar seus 80 anos é uma grande honra para mim. Além disso, contribuir com a Biblioteca Padre Euclides, é uma grande festa”, ressalta.

A maestrina Snizhana Drahan afirma que é muito importante a contribuição de todos os envolvidos no segmento cultural para a Biblioteca Padre Euclides, pela importante função que ela desempenha na cidade. “Temos que estar sempre a postos para auxiliar instituições como essa, que promovem a cultura. Na verdade, é como se estivéssemos ajudando um irmão”, afirma. Ela ressalta, ainda, que o formato escolhido para o evento que proporcionará esse auxílio não poderia ser mais apropriado. “Tem tudo a ver. Faz tempo que não realizamos óperas. Temos que fazer mais apresentações desse tipo, afinal, o Theatro Pedro II foi feito para a ópera”, comenta.

Segundo a coordenadora da Oficina Cultural Cândido Portinari, Fatu Antunes, o papel desempenhado pela Biblioteca Padre Euclides vai além do segmento cultural. Ela promove o incentivo à leitura, à cultura e ao gosto pelas artes, além de realizar serviços de cunho cívico-social: foi abrigo e hospital improvisado durante a chuva de pedra que assolou Ribeirão Preto em 1909 e nas revoluções de 1924 e 1930; foi quartel-general de julho a setembro de 1932, durante a Revolução Constitucionalista; também em 1932, serviu para que a única rádio da cidade, a PRA-7, ali instalasse seus serviços. “Isso mencionando apenas algumas ações, para ilustrar como a história dessa entidade se confunde com a história da comunidade local, ou melhor, é um capítulo inteiro na história de Ribeirão Preto. Muito me alegra que isso tenha sido entendido, então só podemos festejar e, sobretudo, agradecer a todos que abraçaram a causa, porque efetivamente estão colaborando na promoção e preservação de um patrimônio cultural”, ela conclui.

Quando: 24 de novembro, às 20h30
Onde: Theatro Pedro II
Quanto: R$ 60,00
Ingressos: Revista Revide
Tel.: (16) 3602.5200

Fotos: Acervo da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Compartilhar: