Aplicativo amplia contato entre prefeituras e cidadãos

Aplicativo amplia contato entre prefeituras e cidadãos

Plataforma criada por alunos e ex-alunos de universidades de São Carlos, para mediar reivindicações da população, ganha ferramenta de integração com prefeituras

Alunos e ex-alunos de universidades públicas de São Carlos criaram uma plataforma gratuita para que as prefeituras possam responder a mais de oitenta tipos de reclamações da população. Problemas como falta de água, alagamentos, calçadas em mau estado, postes queimados, mato alto, buraco no asfalto, lixo e entulho jogados na rua serão brevemente passados às suas secretarias para que a solução do problema seja mais ágil.

Inicialmente, o projeto Cidadera [nomeado pelos estudantes] foi lançado em 2013 como um site e um aplicativo para o mapeamento colaborativo de problemas urbanos. Os alunos contam que há mais de dez mil reclamações que não foram solucionadas. “Criamos o serviço na internet para que os cidadãos façam reclamações que não foram atendidas pelos órgãos oficiais", explica Victor Morandini Stabile, engenheiro físico formado pela UFSCar e idealizador do Cidadera.

Por conta da alta utilização do aplicativo, os criadores tiveram que mudar suas ferramentas para algo mais específico, um para cada órgão municipal. “Agora, atendemos os dois lados: o cidadão, que tem suas reclamações ouvidas e, o gestor municipal, centralizando e organizando as demandas", diz José Victor Bueno, engenheiro de software responsável pela implementação da ferramenta.

Ele comenta que desenvolveu essa nova ferramenta, pois o número de reclamações feitas pela população cresceu e com isso muitas Prefeituras entraram em contato com os colegas para tentar solucionar os problemas das cidades “Percebemos que muitas delas [prefeituras] gostariam de atender melhor seus cidadãos, mas não sabiam como", acrescenta Victor.

Os alunos acham que isso é uma forma de facilitar o trabalho das prefeituras e dos órgãos gestores, visando uma solução rápida e eficaz à população, já que os mesmos têm acesso a todos os detalhes da demanda por meio do GPS do celular do reclamante.

Os cidadãos que quiserem expor suas insatisfações podem usar tanto o site Cidadera quanto o aplicativo, disponível para download também gratuitamente. Já as prefeituras devem acessar o site do serviço e fazer o cadastro, que é gratuito.

Revide On-line
Nayara Barillari (Colaboradora)
Fotos: Divulgação

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