Ar Condicionado exige manutenção constante

Ar Condicionado exige manutenção constante

O aconselhado é fazer a manutenção no mínimo uma vez por ano

Apesar de ser inverno, o clima de Ribeirão Preto não costuma ser rigoroso. Em alguns dias, o calor lembra o verão que só começa em dezembro. Nesses dias, o uso do ar condicionado nos veículos é constante. O calor, o ar condicionado ligado e o tempo seco e poluído fazem o sistema respiratório sofrer. Quem tem alergias que o diga, ainda mais se o sistema de climatização do veículo estiver sujo.

Os veículos possuem em seu sistema de ventilação e climatização, um filtro anti-pólen, que retêm as partículas de poeira, materiais particulados dos escapamentos de veículos, e outros tipos de poluição o ar externo, porém, poucas pessoas têm a consciência de que tanto o filtro, quanto os dutos de ar precisam de manutenção e higienização.

O empresário Márcio Benati Pontes, aconselha os motoristas a fazerem a higienização e troca de filtros a cada seis meses ou um ano, dependendo do uso do veículo. O gerente de Serviços da Santa Emília Volkswagen, Rogério Motta, sugere a manutenção a cada 20 mil ou 30 mil quilômetros rodados.
“O ar dentro do veículo acaba ficando contaminado. É muito importante ficar atento à manutenção do ar condicionado”, ressalta Rogério.

Quando a manutenção não é feita, ácaros, fungos e bactérias acumulam no filtro e colocam em risco a saúde dos ocupantes. “É uma necessidade de saúde. E não resolve somente trocar o filtro, o ideal é fazer a nebulização nos dutos para higienizar todo o sistema e o habitáculo”, alerta Márcio Pontes, da Artec.

Além da saúde colocada em xeque, o dono do carro ainda pode ter prejuízos deixando de trocar o filtro. Além de comprometer a eficiência do ar condicionado, pode acumular sujeira no evaporador. Segundo Pontes, a limpeza no evaporador exige a remoção do painel do veículo, dois a três dias de serviço e custa cerca de R$ 1.200. Marcio Pontes justifica o alto custo: “A remoção é muito trabalhosa, e depois temos que religar e testar cada componente do painel”, afirma.

O serviço de troca de filtro e higienização custa entre R$ 140 e R$ 200, dependendo do modelo do veículo. No caso da concessionária, o filtro de pólen é verificado junto com a manutenção periódica e caso seja encontrada alguma irregularidade, os mecânicos aconselham o proprietário a fazer a troca do filtro e limpeza.

Quem mora no campo tem atenção redobrada

Apesar de ter o ar mais limpo e puro, a zona rural tem algumas peculiaridades que pedem uma atenção maior aos donos de veículos. A terra das estradas exige maior frequência na manutenção do ar condicionado, pois suja mais rápido o filtro e acumula pó nos dutos. Rogério Motta dá uma dica importante: ao trafegar em estradas de terra, o motorista deve colocar o ar condicionado em modo de recirculação, evitando, assim, que o sistema puxe o ar externo e empoeire o veículo.

Além disso, pequenos animais, como ratos, podem fazer da caixa do filtro de pólen um aconchegante ninho. “Em um mês, recebemos três veículos com fezes e sujeiras de ratos dentro do sistema de ar condicionado, o que é muito perigoso”, conta Márcio. Tanto as fezes quanto a urina dos roedores transmitem doenças graves.

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Texto: Brunno Vogah (Colaborador)
Fotos: Carolina Alves/Divulgação

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