Árvores de garrafas
Inúmeras garrafas presas por arames, de ponta a ponta, eriçadas em altos postes de cimento se tornam grandes árvores coloridas
Inúmeras garrafas presas por arames, de ponta a ponta, eriçadas em altos postes de cimento se tornam grandes árvores coloridas. Foi desta forma simples e econômica que a cidade de Pontal se viu mais iluminada para o Natal e festas de fim de ano.
O projeto que visou montar árvores natalinas feitas de garrafas pets é de autoria da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município, em parceria com as Secretarias da Saúde e do Bem Estar Social.
No início de 2010, durante a Campanha de Combate à Dengue, as Secretarias da Educação e Cultura e também da Saúde realizaram um arrastão de garrafas pets por toda a cidade para extinguir os criadouros do mosquito transmissor da doença e foi assim, singelamente, que surgiu o projeto. Josué de Oliveira Franco, secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Pontal, explica que a arrecadação de garrafas se deu logo no início do ano com a participação de todas as escolas municipais de educação infantil e fundamental da cidade. “Começamos arrecadar no início de março e fizemos algumas campanhas também nos meses de junho, julho e setembro através de gincanas”, conta o secretário.
São mais de dez árvores espalhadas por diferentes pontos do município. Bem iluminadas e de cores variadas, elas possuem maior concentração no Largo do Ginásio de Esportes “Adib Damião” e no canteiro central da Avenida Maria Lídia Neves Spínola, além de terem sido erguidas também em algumas das principais praças da cidade. Antes da montagem dos arranjos natalinos, todas as garrafas tiveram seus fundos furados para evitar o acúmulo de água e foram devidamente pintadas por funcionários da Secretaria da Educação. Para que a montagem dos enfeites se tornasse algo concreto aos cidadãos pontalenses, houve a necessidade da aquisição de arames, postes de cimento e material elétrico para iluminação.
Para montar as árvores, a Secretaria de Educação formou uma equipe com eletricistas, funcionários do Ginásio de Esportes e da própria Secretaria de Educação. A avenida Maria Lídia foi escolhida para receber as árvores de garrafas por ser o cartão de visitas de Pontal.
Com poucos recursos e muita criatividade, o projeto demonstra como é possível tornar o visual urbano mais agradável e ainda cuidar da saúde pública.
“Nossa intenção é guardar as garrafas para o próximo ano, bem como ampliar o número de árvores e enfeites em praças e avenidas, inovar com outros materiais e procurar deixar a cidade sempre bonita”, conclui o secretário.
A jovem Gabriela Souza Pereira vê pela primeira vez Pontal mais enfeitada no mês de dezembro, já que em anos anteriores os arranjos natalinos eram quase nulos. “Tudo foi feito com garrafas pet, as árvores, as flores, as estrelinhas, ficou muito bonito e não houve praticamente gasto algum. Achei uma ideia interessante”, opina a estudante de fisioterapia.
Moradoras de Pontal há 49 anos, as irmãs Maria e Luzia Mastrange contam que os enfeites natalinos são de uma criatividade única, algo jamais visto na cidade. “Pontal não tinha enfeites bonitos, mas esse ano está maravilhoso. As árvores foram feitas de forma barata, de material reaproveitado e deu muita beleza à avenida e às praças”, afirma a professora Maria Mastrange. Já Luzia ficou admirada com a decoração do município e ressalta a reutilização do material. “A Secretaria enfeitou a cidade de maneira muito bonita e o mais interessante é que ela aproveitou produtos recicláveis. Devemos preservar o meio ambiente e isso deve servir de exemplo a todos. A beleza se faz gastando pouco”, conclui.
Revide On-line
Colaborador Fernando Belezine