As engenharias, a arquitetura e a agronomia na retomada

As engenharias, a arquitetura e a agronomia na retomada

As atividades de engenheiros, arquitetos e agrônomos têm impacto ambiental e atendem à legislação ambiental brasileira, que é extremamente complexa, rígida e importante

*Giulio Prado é engenheiro mecânico, presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP)

 

Pesquisas e observações importantes acerca do impacto do isolamento social sobre o meio ambiente surgiram nos últimos meses. Em todo o mundo, o volume de emissão de CO2 foi drasticamente reduzido, animais começaram a surgir nas áreas urbanas e a paisagem de grandes cidades mudou. Essas notícias levam à interpretação de que é grande o impacto do ser humano no meio.

No entanto, o período de isolamento e parada da produção não é positivo para ninguém, principalmente pelo fato de vivermos uma situação atípica e grave. As engenharias, a arquitetura e a agronomia têm se dedicado cada vez mais a buscar alternativas, modos construtivos, padrões de consumo e de qualidade de vida que atendam às necessidades em longo prazo, o que inclui a preservação do meio.

Industrialização e pesquisa são essenciais para gerar riquezas, promover a empregabilidade, fazer crescer a economia e a qualidade de vida das pessoas. O “normal” é produzir. Ao contrário disso, viveríamos em um período pré-industrial, situação muito distante da nossa realidade e da qual o Brasil trabalha fortemente para se distanciar há várias décadas.

As notícias não devem ultrapassar o campo da curiosidade, do inusitado. As cidades e a área rural têm sido organizadas para a sustentabilidade de suas atividades — comerciais, habitacionais, industriais de lazer, produtivas etc.. Produtores e pesquisadores buscam formas de produzir mais, para atender às necessidades de alimento e energia, usando os mesmos espaços. Isso requer pesquisa e tecnologia.

As atividades de engenheiros, arquitetos e agrônomos têm impacto ambiental e atendem à legislação ambiental brasileira, que é extremamente complexa, rígida e importante. No próximo período, o da retomada, as nossas atividades serão ainda mais estratégicas.

E nós já sabemos que nossa produção é responsável.

A AEAARP

Nos mais de 70 anos de atuação, a AEAARP reúne engenheiros, arquitetos e agrônomos. Oferece convênios exclusivos, com instituições de ensino superior e operadoras de planos de saúde — médico e odontológico. Distribui, mensalmente, a revista Painel, de conteúdo técnico; lançou em 2020 um canal de podcasts, o PainelCast (disponível no Spotify e Deezer) e realiza a campanha educativa Civilidade nas Ruas (Facebook.com/civilidadenasruas). Oferece cursos e ciclos de palestras, promovendo oportunidades de formação continuada. Nos últimos três meses, realizou as semanas de Agronomia, com mais de 400 inscritos, e a de Arquitetura e Urbanismo, com média de participação de 1 mil pessoas por dia. As palestras foram on-line. Até o final de 2020, oferecerá cursos, como o de BIM, e realizará a Semana de Engenharia. Desde abril, promove semanalmente bate-papos em seu perfil no Instagram sobre temas de interesse dos profissionais que representa.

 

Compartilhar: