As propostas da nova gestão
A ACIRP inicia nova gestão com propostas para ampliar a discussão em torno de assuntos de interesse do empresariado
Apoiando o desenvolvimento econômico e o aspecto social dos empreendedores e da cidade, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), hoje, com 106 anos, firma-se como uma das entidades de classe mais importantes da região. Desde a fundação em 1904, já era possível perceber que a entidade exerceria forte influência nos rumos de Ribeirão Preto. No começo, sob o comando de Antonio Diederichsen, André Martins de Souza, João Beschizza, Pedro Marzola, Tavares Teixeira, Dib Kattar, Albano de Carvalho e José Osório de Siqueira, a entidade firmou-se como uma das entidades de classes mais representativas da região.
Através da promoção do associativismo entre os empresários, do comércio, da prestação de serviços e da indústria, a ACIRP se propõe a estimular o desenvolvimento contínuo e sustentável.
Durante a administração de José Carlos Carvalho, de 2008 a 2010, a diretoria reforçou o papel da ACIRP como centro de reflexão empresarial. “Para isso, foram fundamentais os índices e os indicadores criados para embasar discussões sobre a cidade do ponto de vista econômico. Investimos em pesquisas”, comenta o presidente José Carvalho. Por meio de um convênio com a FUNDACE, a ACIRP encomendou, a partir de maio de 2009, quatro pesquisas que passaram a ser divulgadas com frequência: Pesquisa Alimentação Externa (bimestral), Indicadores de Percepção – Qualidade de Vida (anual), Intenção de Compra do Consumidor (trimestral) e o Índice de Expectativa do Empresário (trimestral).
Além disso, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Associação retomou o levantamento mensal do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em Ribeirão Preto. Essas estatísticas são coordenadas pelo Núcleo de Economia da ACIRP, ligado ao Instituto de Economia Maurílio Biagi. O Instituto, capitaneado pelo professor Antônio Vicente Golfeto, reforçou a importância do atendimento dos associados e da comunidade, além de produzir informações e comentários sobre a economia regional, interpretando fatos e notícias da economia e das finanças.
Também marcou a gestão desta diretoria, a inauguração da Câmara Regional de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CBMAE ACIRP). A Câmara surgiu da necessidade de facilitar o dia a dia dos empresários, pois é uma forma de agilizar a solução de conflitos que surgem nas empresas, atendendo também a população.
Outra inauguração foi o Posto Receita Federal em Ribeirão Preto, uma parceria entre ACIRP, Receita Federal, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp). O Posto é um grande facilitador das rotinas fiscais e burocráticas de uma empresa, além de efetuar a abertura, alteração e baixa de CNPJ, fornecer certidão negativa de débitos e emitir guias e relatório de previdência de pessoa jurídica.
No que se refere a atuação da ACIRP junto aos empreendedores, dentro a área tributária e fiscal, a entidade participou ativamente da implantação da Sala do Empreendedor, que atende os microempreendedores individuais e que possibilitou o ingresso de mais de 3.000 empreendedores na economia formal. “Investimos mais de R$ 660 mil no Programa Empreender por meio de convênios entre ACIRP, Sebrae Nacional e a FACESP. O Projeto Empreender é fundamental na estratégia da Associação, pois visa justamente ao desenvolvimento e ao fortalecimento da micro e da pequena empresa, através do associativismo, oferecendo consultorias, treinamentos e cursos subsidiados”, explica o presidente.
Em 2009, a entidade reinaugurou o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), que funciona na Distrital Oeste. Trata-se de uma parceria com o Sebrae, Sincovarp e a Prefeitura de Ribeirão Preto, atuando no suporte, na orientação, no treinamento e na capacitação do empreendedor e de empresários de micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais. Nesse período, a ACIRP também fortaleceu a participação em eventos como a Agrishow. Como apoiadora, a entidade também está engajada em projetos fundamentais para a melhoria da cidade, como o Projeto Moradia Legal, Projeto Vote Limpo, reforma dos Estúdios Kaiser de Cinema e na realização de eventos como a Feira do Livro de Ribeirão Preto e a Stock Car.
Nesse triênio também surgiu a Associação das Mulheres Amigas de Ribeirão Preto (AMARP), entidade sem fins lucrativos idealizada e composta pelas esposas dos diretores da ACIRP. Em sua primeira campanha, a AMARP recolheu 14 mil fraldas junto ao empresariado e à população, cumprindo a missão de contribuir, auxiliar e facilitar o desenvolvimento das ações nas instituições filantrópicas. A nova Associação soma forças a outras ações como a Campanha do Agasalho e a Campanha de Doação de Cobertores e de Doação de Alimentos para entidades assistenciais. “Nos últimos três anos, também promovemos o Projeto Centro de memória ACIRP, um resgate histórico da entidade que incluiu a reinauguração da Sala do Acervo Histórico, a exposição permanente do Acervo Histórico e a inauguração da Biblioteca Wilson Roselino”, acrescenta Lino Strambi, complementando a ação com o lançamento do livro “Um Olhar Sobre o Mundo”, do professor Antônio Vicente Golfeto.
Sem deixar de destacar as atividades realizadas pelo departamento de Relações Internacionais, que em sintonia com a atuação da entidade, atua para fortalecer a Associação como um centro de informações sobre o mercado internacional, principalmente para o micro e para o pequeno empresário. Nesse período foi criado o Grupo de Empresas Exportadoras (Gepex), que reúne 25 empresas e que promoveu encontros com empresários de representantes internacionais como o Embaixador da República Tcheca, o Cônsul Geral da França e os presidentes da Câmara de Comércio Brasil/Rússia e da Câmara de Comércio da China.
O Centro de Ribeirão Preto também continua nos projetos da ACIRP. Para isso, a entidade colocou em operação, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, a ampliação do Projeto Olho de Águia, que realiza o monitoramento por câmeras no centro da cidade. “Além disso, a Associação também está patrocinando a reforma dos Estúdios Kaiser de Cinema, que têm tudo para se tornar um importante vetor da revitalização da região central”, complementa José Carvalho. Várias outras reivindicações e estudos já foram feitos em relação a essa área da cidade, como criar a administração regional, embutir a fiação elétrica, reformar o calçadão, entre outras medidas.
Novo Triênio
Assumindo a nova gestão, José Carlos Carvalho (presidente), junto com Paulo Augusto de Souza Rizzi (1º vice-presidente), Aldo Fernandes Júnior (2º vice-presidente) e Lino Strambi (3º vice-presidente) junto com os demais integrantes da diretoria, o novo triênio traz como proposta central o planejamento estratégico. “Traçamos os rumos da Entidade para os próximos dez anos, um dos objetivos é justamente reforçar a atuação que a ACIRP já teve nesses últimos três anos. Ou seja, ampliar a atuação como centro de discussões de temas de interesse do empresariado e de assuntos importantes para o desenvolvimento econômico e socioambiental de nossa cidade e região”, revela José Carlos Carvalho.
O projeto mais relevante para os próximos três anos é o Conselho de Assessoramento para o Desenvolvimento Econômico e Socioambiental de Ribeirão Preto (CADES). “Notamos a necessidade de criação do CADES ao diagnosticarmos que falta para Ribeirão Preto planejamento de médio e de longo prazo. Decidimos reunir empresários de diversos segmentos da economia para discutir e organizar questões prioritárias formatando propostas e indicando caminhos”, explica Aldo Fernandes Júnior, vice-presidente da ACIRP.
Com relação à atuação regional da entidade, a ACIRP quer fortalecer as associações comerciais dos 19 municípios que fazem parte da Região Administrativa 11 (R.A 11), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Para isso, temos à disposição os serviços de qualidade que a ACIRP oferece para os associados em Ribeirão Preto e que podemos disponibilizar também para a região como a Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem, SCPC e Certificação Digital”, complementa Paulo Rizzi.
Uma ação concreta que a diretoria já deu andamento é a construção da sede da Distrital Norte, que atende a região do Complexo Aeroporto e hoje funciona no mesmo endereço da Distrital Leste, na Avenida Saudade. Além de abrigar a Distrital com os diversos serviços, o local dará suporte institucional para Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil, Prefeitura, e também para correios e bancos.
Veja AQUI o vídeo dessa matéria
Texto: Mariana Secaf
Fotos: Julio Sian e arquivo