Assistência farmacêutica
Assistência farmacêutica registra aumento de até 30% dos atendimentos em 2010
As farmácias das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde atenderam número recorde de pacientes durante o ano de 2010, e chegaram a registrar em média de 5.650 usuários por dia e em meses com maior movimento, como setembro, por exemplo, o número chegou a 7.550 atendimentos.
A média de pacientes atendidos por mês foi de 145.000 usuários, sendo que nos meses de março e agosto o número ultrapassou os 160.000 atendimentos.
As farmácias que registraram maior número de dispensação de medicamentos foram as das Unidades Distritais de Saúde como da Vila Virgínia, em primeiro lugar, seguida pela farmácia da UBDS do Quintino II, da UBDS Central, em seguida a Cuiabá e por último da UBDS do Castelo Branco. A UBS que teve o maior movimento foi a dos Campos Elíseos.
“Além do aumento no atendimento, as farmácias tiveram a relação de medicamentos padronizados revisada e ampliada e novos dez medicamentos foram incluídos na lista de remédios oferecidos, chegando a 320 itens disponíveis para atender à população”, disse Cláudia Vassimon, chefe da Divisão de Farmácia e Diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde.
A chefe da Divisão informou ainda que a Secretaria vem trabalhando uma nova proposta de assistência farmacêutica, onde várias unidades passaram por reformas e ampliações com objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado tanto para funcionários quanto para pacientes. “Agora o paciente pode ficar sentado durante o atendimento e tem mais oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tratamento. Este modelo possibilita que ele tenha privacidade e mais orientações sobre as condutas durante o tratamento”, concluiu Vassimon.
Em 2010 cinco unidades foram reformadas, ampliadas e construídas, incluindo as das UBDS Vila Virgínia e Quintino II e as UBS, Vila Tibério, Ipiranga e Vila Abranches.
“O serviço foi um dos que mais evoluiu na área da saúde, tanto na quantidade e na qualidade de medicamentos, quanto em relação ao modo de atendimento, na proposta de humanização e isso se reflete num aumento da demanda, as pessoas procuram mais o serviço e temos conseguido atender a essa demanda de maneira bastante eficiente”, colocou o secretário de Saúde, Stênio Correia Miranda.
“Estamos respondendo às necessidades da população que procura nossas unidades em busca de medicamentos. Mesmo com o aumento no número de usuários estamos construindo uma nova proposta de assistência farmacêutica onde cabe perfeitamente a excelência e a humanização”, disse a prefeita Dárcy Vera.
Fonte: Prefeitura Municipal
Fotos: Tiago Morgan