
Atletas de Ribeirão conquistam pan-americano de caratê
Além do treinador, mais cinco atletas da equipe de Ribeirão Preto (Instituto Ricardo Aguiar/SME) também fizeram parte da conquista
Comprovando a melhor fase de sua história, o técnico Ricardo Aguiar pode comemorar mais uma conquista internacional dirigindo.
No último sábado, dia 31 de maio, o ribeirãopretano Ricardo Aguiar comandou a a Seleção Brasileira de caratê na conquista do bicampeonato pan-americano da modalidade em competição realizada em Lima, no Peru.
Além do treinador, mais cinco atletas da equipe de Ribeirão Preto (Instituto Ricardo Aguiar/SME) também fizeram parte da conquista e ajudaram a Seleção a conquistar 11 medalhas – quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze – em três dias de disputa. Uma delas com a Venezuela, vice-campeã com três medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze.
A equipe da República Dominicana fechou a competição em terceiro com três de ouro e duas de bronze.
“Foi uma guerra. Medalha a medalha, fomos pra oito finais em 14 categorias diferentes. Vencemos e confirmamos um trabalho de equipe, administração, direção, atletas e comissão técnica. Todos têm sua participação. Foi um título que confirma a nova era do caratê brasileiro. Fico muito feliz de contribuir e fazer parte dessa mudança. Todos sabem o tanto que trabalhamos. Estou muito orgulhoso e mais motivado ainda”, comemorou Aguiar.
Os atletas
Douglas Brose foi o principal destaque entre os atletas do time ribeirãopretano. Além de ter sido campeão por equipes, ele garantiu o ouro no individual na categoria até 60 kg. Milton Menezes, Vinícius Rezende e Rogério Emerick também garantiram o ouro por equipes. A carateca Maike Steffen também esteve com a Seleção em Lima, mas não subiu ao pódio.
O 28º Campeonato Pan-americano de Caratê foi disputado por 480 atletas de 14 diferentes países de quinta a sábado.
"Agora confirmamos e registramos o potencial do caratê brasileiro. Vencer duas vezes consecutivas uma competição desse nível é muito difícil, mas como temos a mania de querer as coisas difíceis aqui estamos. Parabéns Brasil”, concluiu o técnico Ricardo Aguiar.
Revide on-line
Fotos: Divulgação/Martinez Assessoria