Aventuras e gastronomia

Aventuras e gastronomia

Estância turística na Serra do Itaqueri (SP), a 200 km de Ribeirão Preto, São Pedro oferece atividades radicais no céu, em terra, além de passeios e uma variada gastronomia

Conhecida nacionalmente pelas suas belezas naturais e pelas opções da gastronomia, o pequeno município de 40 mil habitantes oferece, com a tranquilidade típica das cidades do interior, opções de lazer e aventuras radicais no entorno da Serra do Itaqueri. A rede hoteleira possui cerca de 4 mil acomodações, entre elas, pousadas em que o visitante fica próximo da natureza.  Essa infraestrutura atrai aventureiros de diferentes partes do país para trilhas e para quem gosta de se aventurar pelo alto.  


O município porporciona passeios de balão, parapente e asa-delta. Desde 1979, o voo livre é tradição na cidade, quando aconteceu o primeiro campeonato na modalidade asa delta. Em meados de 1996, começaram a aparecer os primeiros parapentes, que hoje dominam a cena do voo livre aos fins de semana. O Parque Municipal do Voo Livre abriga uma das rampas que a estância possui para decolagem de parapente e asa-delta. Com estrutura de restaurante e vestiário, o espaço abre de quinta a domingo e tem áreas para descanso e contemplação. A outra rampa oficial fica no Parque Marcelo Golinelli. 


Já a prática do balonismo é comandada na estância por um dos mestres da área no Brasil: Feodor Nenov (@airbrasilbalonismo). Empresário do ramo há três décadas que participou de um dos quadros mais inusitados da TV brasileira, quando a jornalista Glória Maria realizou a travessia entre dois balões nas alturas, em 2001. O voo de balão deve ser agendado e a decolagem é feita sempre ao amanhecer, dura cerca de uma hora e chega a 300 metros de altura. 


Para quem gosta de aventura, no km 2,5 da estrada Ulisses Guimarães, no alto da serra, o turista encontra o Rancho da Tirolesa (@rancho.da.tirolesa), que possui outra atração nas alturas. A descida, de 500 metros, é feita em duas etapas — a primeira de 300 metros e a volta de 200 metros, sempre aos fins de semana. O local também oferece um restaurante e redário para descanso com vista da serra. O Rancho é um dos points de motociclistas que são oriundos de várias regiões do país e visitam em peso o município aos fins de semana. 

Outra opção ainda na serra é visitar os parques municipais que possuem decks para a contemplação de paisagens que merecem uma selfie, além de quiosques e trilhas para caminhada que, geralmente, levam para cachoeiras. Um dos mais visitados na estância é o Parque Marcelo Golinelli que fica quase em frente ao Parque do Cristo, que abriga uma estátua de 17 metros de altura que, assim como a carioca, “abraça” a cidade e é acessada por uma escadaria. 


Para os amantes de aventuras, mas em terra firme, a dica é não perder os off-roads (@santanasranchoficial). É possível conduzir jipes, quadriciclos, UTV’s ou curtir o passeio como passageiro de um caminhão safari (6x6). Todo o trajeto é guiado por profissionais e inclui circuito pelas estradas de terra que levam às cachoeiras, entre elas, a cascata Dorigon.  Há ainda a possibilidade de curtir outras trilhas pela serra do município, que já sediou eventos de motocross e de jipeiros. Já para quem quer se aprofundar na contemplação da natureza, o passeio até o Cruzeiro do Facão, que tem visitação aberta e fica na divisa com Itirapina, é atração inesquecível. Localizado no ponto mais alto da serra, dessa vista privilegiada é possível ver várias cidades próximas. 

 

Rotas rurais


As propriedades abertas à visitação ampliam a imersão do turista no mundo rural de São Pedro. Referência no Guia Garfo de Ouro 2020, o sítio Coloninha I (@sitiocoloninha1) oferta o que há de melhor na culinária caipira no almoço aos fins de semana. Após a refeição, as opções são tirar uma sesta em redes ou andar a cavalo. 


Aberta ao público no início de 2023, a fazenda centenária Santa Júlia (@fazendasantajuliasaopedro) oferece brunches aos domingos e também trekking (caminhadas por trilhas) que deverão ser agendados. O espaço, que também pode ser alugado para estadia em grupo, proporciona ao turista verdadeiras imersões na natureza, na gastronomia e na história do Brasil. 


Na gastronomia, outra opção imperdível é o Boulevard da Serra (@boulevarddaserra), um espaço ao ar livre com localização privilegiada que reúne várias delícias gastronômicas. Alguns destaques são o tempurá de camarão, o pirulito de torresmo, o minipolpetone recheado ao molho e o delicioso churrasco de carnes variadas. Tudo isso acompanhado de drinks e cervejas.  

 

CULTURA


Convite para imersão à cultura local, o centro histórico oferece um leque de lojas para aquisição de bordados e enxovais, além da tradicional Feira de Artes e Artesanatos. No Museu Gustavo Teixeira, tesouros da história da cidade podem ser visitados, e há ainda a Feira do Produtor Rural, que funciona aos fins de semana e oferece ao turista produtos fresquinhos e orgânicos direto da roça. No calendário de eventos da cidade destacam-se o Carnaval, as quermesses de São José, Santo Antônio e São Pedro, o Encontro de Motociclistas, o Festival de Comidas Gigantes, o Festival Gastronômico de Inverno, o São Pedro Adventure e a Semana Gustavo Teixeira.

 

PARQUE AQUÁTICO


São Pedro é também a casa do Thermas Water Park (@thermaswaterpark), 7º parque aquático mais visitado na América Latina e o 4º no Brasil. O ranking internacional é elaborado pela Themed Entertainment Association (TEA) e tem como base números de 2022. Entre as inúmeras atrações, o Thermas Water Park traz a maior piscina de ondas do Estado de São Paulo, o maior parque infantil da América Latina, além de diversos toboáguas, recreação, fazendinha entre outras.


Em junho deste ano, a cidade conquistou o prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria “parques temáticos e naturais”. A premiação é concedida pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB) e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo (Skål Internacional São Paulo).


O projeto imobiliário turístico do Grupo JS Andrade com a WAM Comercialização e a ABL Prime, impactou significativamente o turismo regional, disponibilizando 271 apartamentos, gerando aumento econômico com maior número de circulação de visitantes.  O hóspede pode desfrutar de uma área de lazer exclusiva, lobby, restaurante, atrativos para adultos e crianças, ofurôs, espaço kids, playground, academia, saunas seca e úmida, SPA, salas de massagem, hidromassagens, bares, PUB e Trattoria, conveniência, cinema, salão de jogos, mirante e piscina coberta e aquecida. 

Compartilhar: