Balanço ambiental

Balanço ambiental

Para a próxima etapa o grupo voltará suas atenções para a petição pública on-line

A campanha “Tá com calor? Plante Árvores”, realizada pela Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, finalizou neste final de semana a primeira fase do projeto ambiental, iniciado em dezembro de 2012.
A campanha, com o objetivo de recuperar a área verde da cidade, ultrapassou a marca de duas mil mudas de árvores de diversas espécies, que foram plantadas em todas as regiões de Ribeirão Preto.

- Zona Leste: Ribeirão Verde, Jardim Diva Tarlá, Jardim A. Palocci, margem do Rio Pardo
- Zona Norte: Campos Elísios, Lapa
- Zona Oeste: Vila Virginia/ Conjunto Dom Manoel da Silveira D´ Boux ( margem do córrego ribeirão preto) e  Parque Maurílio Biagi
Jardim Santa Luzia (área do Parque da Pedreira Sta Luzia (USP),Jardim Itaú
- Zona Sul: Jardim Irajá e Lagoa do Jardim Botânico

Além destas regiões, mais duas áreas receberam o plantio de mudas: o Assentamento Sepé Tiarajú, que fica à margem do Rio Pardo e a margem do Córrego Ribeirão Preto, dentro do município de Cravinhos (bacia do ribeirão Preto).

“São áreas extremamente importantes para o reabastecimento de água do lençol freático pelo Aquífero Guarani, com melhoria do micro e macro clima e ao ‘amortecimento’ de futuras enchentes”, explica Reinaldo Romero, coordenador da campanha.

Ao todo, cada região recebeu em média 300 mudas de espécies nativas do Brasil e da região, como o Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê Rosa ipê Branco, a Paineira, Angico, Aroeira, Sangra d´água, Calabura, Jequitibá, Jatobá, Jenipapo, Urucum, Pau Viola, Periquiteira, Peroba. As regiões receberam também árvores frutíferas como amoreira, goiabeira, pitangueira e azeroleira (pé de acerola), e até árvores exóticas como o flamboyant, o ipê de jardim e o resedá.

Próxima etapa
Com o término da primeira fase da campanha, Reinaldo Romero conta que, para a próxima etapa, o grupo voltará suas atenções para a petição pública on-line. A petição, criada pela ONG Pau Brasil em fevereiro deste ano conta, até o momento, com 449 assinaturas e pretende atingir a marca de 1.000 assinaturas em breve.

A petição solicita que a prefeitura cumpra as diretrizes da Lei Orgânica do Município e do Código Municipal do Meio Ambiente e passe a trabalhar conforme o previsto, de 15m2  de área verde por habitante. Segundo Romero, Ribeirão Preto conta hoje com apenas 4m2. “Estamos com essa petição pública online. Agora intensificaremos a coleta destas assinaturas para entregarmos à prefeita Darcy Véra”, salienta.

Clique aqui para acessar o link da petição pública

Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Divulgação

Compartilhar: