Barretense que escreve
Sada Abo Ali concilia a carreira de empresária com a paixão e os desafios de ser uma autora independente
Nascida em Barretos, Sada Abo Ali concilia a carreira de empresária com a paixão e os desafios de ser uma autora independente. A empresária já publicou dois romances. “Perfume dos Laranjais – Helena”, lançado em julho de 2011 e a continuação dele, “Perfume dos Laranjais – Vitória”, lançado em fevereiro de 2012.
O primeiro livro, que está em sua segunda edição, conta a história de duas jovens idealistas, Helena e Vitória, do jornalista Justo, e do amor entre Helena e Armando em anos de regime ditatorial. O segundo livro dá seguimento ao primeiro e também conta a história de amor entre Davi e Olga e a ousadia dos jovens no enfrentamento à ditadura.
Sada dedicou dez anos na elaboração dos dois livros, que inicialmente era um só. “Quando você é somente autor, o que não é o meu caso, você se dedica em tempo integral ao livro. Já no meu caso, eu tinha que dividir meu tempo em várias tarefas”, comenta.
Ela relata que na hora em que decidiu publicar o livro, optou por desmembrar os dois núcleos da história e publicá-los separadamente, até mesmo para que não ficasse muito extenso. “Quando eu estava escrevendo, não tinha noção do tamanho que estava ficando. Eu escrevi até quando eu senti que a história tinha acabado”, explica.
Escrito o livro, Sada saiu em busca de editoras, mas enfrentou a dificuldade corriqueira de autores novatos em conseguir uma oportunidade. “As editoras brasileiras são muito focadas em autores consagrados e não dão espaço para os desconhecidos. Aí eu parti para a publicação independente”, diz.
Quando publicou o livro, a autora fez uma jornada e foi parar no exterior. Contemplada pelo Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura, Sada lançou suas obras em Lyon, na França. Logo quando voltou, a autora participou do Salão de Ideias da Feira do Livro, em Ribeirão Preto e três dias depois, já estava na cidade que serviu de cenário aos livros, São João del-Rei, para lançar “Perfume dos Laranjais” junto à exposição “Memória Líquida”, do artista local Carlos Calsavara, e ainda passou na cidade de Tiradentes visitando uma livraria local. No final das contas, Sada percorreu quase 23 mil quilômetros em 15 dias.
Atualmente escrevendo contos, que serão publicados com histórias de outros autores em um livro, um romance provisoriamente chamado de “Outono” e também trabalhando o lançamento de “Perfume dos Laranjais” em terras portuguesas, a escritora ainda arranja tempo para promover uma palestra do senador Eduardo Suplicy em Barretos e disseminar o amor ao vernáculo: está promovendo nas escolas de Barretos um concurso de contos que dará prêmios aos vencedores, como forma a estimular a redação e a leitura.
Revide On-line
Texto: Brunno Vogah (Colaborador)
Fotos: Divulgação