Batatais retoma a tradição de desfiles carnavalescos

Batatais retoma a tradição de desfiles carnavalescos

Dona do Carnaval de rua mais famoso da região, estância turística programou também cortejo de blocos, DJ, trio elétrico e shows no sambódromo

Demorou seis anos, mas voltaram. Os Desfiles de Escolas de Samba de Batatais, dona do mais famoso Carnaval de rua da região – ao menos até 2018, quando ocorreu o último –, voltam à passarela do Sambódromo “Carlos Henrique Cândido Alves” neste fevereiro, com a expectativa de movimentar um público de aproximadamente 50 mil pessoas em cinco dias de festa. 
 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Batatais, organizadora da festa a partir deste ano, estima que em torno de 30% desse público venha de fora da cidade, principalmente de toda a região de Ribeirão Preto, atraídospela programação completa do Carnaval Batataense deste ano [veja quadro], que inclui “esquentas” a cargo de DJ, cortejos de blocos carnavalescos, trio elétrico e shows com portões abertos ao público após cada desfile.

 

Segundo o diretor de Turismo de Batatais, José Paulo Fernandes, a volta dos Desfiles de Escolas de Samba a Batatais era um projeto antigo do prefeito Juninho Gaspar, que tentou fazê-lo no ano retrasado, quando o período de maior perigo da pandemia de coronavírus havia passado. “Mas as escolas de samba não estavam documentalmente prontas para assinarem com a Prefeitura à época”, explica.

 

“No ano passado a gente fez um Carnaval só com os blocos, que foi um sucesso, mas muito voltado para a rua. Neste ano temos o retorno das escolas de samba e a expectativa é muito grande. Eu estou me sentindo realizada em poder estar na frente da organização”, comemora a secretária municipal de Cultura e Turismo Paula Machado. Segundo ela, o Carnaval começou na cidade já neste mês de janeiro. “Toda semana está tendo a Casa de Samba e ensaio dos blocos”, comenta.

 

As Casas de Samba são festas pré-carnavalescas nas quais as escolas apresentam seus sambas-enredo, seus mestres-salas, portas-bandeiras e madrinhas de bateria aos frequentadores, que curtem os sambas consumindopetiscos e bebidas. “Também é uma forma de as escolas arrecadarem mais verba para seus carnavais”, assinala Paula.

 

O evento vem ocorrendo, a cada fim de semana, no pavilhão de uma escola, sempre de sexta e domingo.

 

Entre as novidades da festa deste ano, Paula destaca os shows gratuitos em palco montado no sambódromo. “Antigamente, terminava o desfile, o pessoal ia embora pra casa. Este ano, após cada desfile vai ter palco no sambódromo, onde a festa continua com shows”, afirma.

 

 

Só alegria

 

E Nos barracões das escolas de samba de Batatais, a correria impera, mas o clima é de alegria e expectativa pelo retorno à avenida. “O sentimento é de muita emoção e felicidade, pois a comunidade está abraçando a escola novamente e estamos trabalhando com novo público, que são as crianças que não tiveram oportunidade de vivenciar o Carnaval. Isso nos deixa extremamente felizes”, declara o presidente da Acadêmicos do Samba, Murilo Galerani.

 

Solidária, Joana Darc Barbosa diz só não estar mais contente pelo fato de duas escolas não conseguirem sair este ano [leia a respeito no box]. “Mas a gente está dando o pontapé inicial, isso é que é importante. Muito feliz de estar voltando a desfilar. O de Batatais é um dos melhores carnavais do interior”, afirma.

 

Já o Unidos do Morro já havia começado a matar as saudades do Carnaval de rua, pois no final de 2022 reuniu vários componentes para recriar o Blocão do Morro, que saiu em correjo do bairro Altino Arantes, sede da escola, e desfilou até o lago. No de 2023, fez cortejo com a bateria saindo da comunidade até o centro da cidade. “Só o bloco e cada um com sua fantasia. Neste ano é na avenida”, comemora o tesoureiro, Thamiel Tostes.

 

 

Fomento econômico

 

A Prefeitura não arrisca uma estimativa de cifra do quanto a volta dos desfiles carnavalescos deve incrementar a economia da cidade, mas tanto o diretor de Turismo quanto a secretária de Cultura estão mais que otimistas. “O pré-Carnaval emprega muita gente nos preparativos, como costureiras, soldadores e outros trabalhadores. Durante o Carnaval gera emprego, gastos e hospedagens na rede hoteleira, fomentando o comércio local, e as pessoas querem roupa nova, cabelo, maquiagem, bebidas”, enumera Paula.

 

Fernandes enumera motivos para acreditar no sucesso da festa. Dos 50 camarotes colocados à venda no sambódromo, metade já foi vendida em apenas umasemana. A procura por espaços comerciais também foi grande. “Vendemos os 17 anunciados”, informa o diretor de Turismo.

 

Segundo ele, o município investiu também na segurançado público, contratando sistema de controle de acesso, estacionamento facilitado, segurança particular como apoio à Polícia Militar e monitoramento por câmera.

 

“O Carnaval de Batatais tem mais de 50 anos de história. Tenho certeza que as três escolas que saem à avenida este ano vão levar para o sambódromo o que Batatais sabe fazer em termos de Carnaval. A gente tem expectativa muito grande de voltar a ser referência na festa mais popular do país”, conclui Fernandes.

 

Escolas foram habilitadas via chamamento público

 

Para realizar os Desfiles das Escolas de Samba neste ano,a Prefeitura de Batatais abriu um chamamento público para as agremiações carnavalescas da cidade apresentarem documentação que as habilitassem a receber as verbasdestinadas para a festa. Das cinco existentes na cidade, apenas a Acadêmicos do Samba, a Unidos da Liberdade e a Unidos do Morro atenderam ao chamado. Segundo a Prefeitura, a Castelo não teria conseguido regularizar sua documentação a tempo. A Riachuelo ainda busca sereestruturar junto à comunidade após a ocorrência de um incêndio em seu barracão, em novembro passado.

 

De acordo com o diretor de Turismo de Batatais, José Paulo Fernandes, o chamamento público foi a forma mais transparente que a Prefeitura encontrou para viabilizar a organização do Carnaval, que até 2018 ficava a cargo da União das Escolas de Samba – o Carnaval de 2019 foi cancelado por problemas na prestação de contas pela entidade.

 

“Foi um aprendizado para as escolas e para a gente. Resultou em um processo mais democrático e transparente”, comenta Fernandes.

 

As agremiações aprovadas no certame também parecem aprovar. “O modo como a Prefeitura fez foi bem melhor, porque permite mantermos um controle financeiro nosso de tudo o que é gasto”, afirma Thamiel Tostes, tesoureiroda Unidos o Morro. “O chamamento facilitou o trabalho das escolas de samba. Com datas definidas dos repasses financeiros, ficou mais fácil cumprir nossas obrigações e compromissos”, acrescenta Murilo Galerani, presidente da Acadêmicos do Samba.

 

FICHAS DAS AGREMIAÇÕES

 

Acadêmicos do Samba

Fundação: 8 de Janeiro de 1979

Títulos: campeã do Carnaval de Batatais em 1982, 1985 e 1989

Presidente atual: Murilo Galerani

⁠Enredo 2024: “Iaçai! De suas lágrimas se fez brotar”, que conta a história do fruto açaí desde sua chegada ao estado do Pará, maior produtor do Brasil.

Integrantes: 300 este ano.

Unidos da Liberdade

Fundação: 2004

Títulos: nenhum até o momento.

Presidente atual: Joana Darc Barbosa

Enredo 2024: “Cavalgando pela História”, que conta a história do cavalo mangalarga no Brasil. 

Integrantes: 350

 

Unidos do Morro

Fundação: março de 1993

Títulos: tetracampeã – venceu em 2009, 2012, 2013 e 2014.

Presidente atual: Marilene Blanc

Enredo: “Morro, Uma Pérola do Carnaval”, que comemora os 30 anos de história da agremiação.

Integrantes: 250

 

Programação completa do Carnaval Batataense

 

3/2, sábado

18h: Cortejo com o Bloco ‘Só Mais Um’.

 

9/2, sexta-feira

A partir das 18h:

- Concentração do ‘Que Bloco É Esse’ no Bar do Calila, com participação do DJ Manfré, e início do Cortejo, que sai da praça da igreja Menino Jesus de Praga, do Riachuelo, em direção ao Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves;

21h: show gratuito com a banda Balaco no palco montado no sambódromo;

 

10/2, sábado

20h: DJ Manfré agita o público antes do início dos desfiles;

20h30: entrega das chaves pelo prefeito Juninho Gaspar à corte de Momo e início dos desfiles das escolas Acadêmicos do Samba, Unidos da Liberdade e Unidos do Morro, nesta ordem; 

- Na sequência, desfile-show com a banda Cadeia Nacional no palco do sambódromo.

 

11/2, domingo

14h: apuração do Desfile das Escolas de Samba de Batatais no sambódromo;

15h: concentração do Bloco ‘Só mais Um’ na praça Dr. Osvaldo Scatena e início do Cortejo, que sai da praça do Batatais Futebol Clube em direção ao Lago Artificial;

21h: show com a cantora Juliana Ziti, seguido por show com Raiz Samba 6, no palco do sambódromo. 

 

12/2, segunda

18h:​Bloco da Bilinha no sambódromo;

21h:​Desfile das Escolas de Samba de Batatais, na sequência da classificação;

Em seguida, desfile-show com Tati Romero.

 

13/2, terça

15h:​Matinê com o ‘Que Bloco É Esse’;

16h:​concentração com trio elétrico, DJ Manfré e a banda Tequila na Mesa no Teatro Municipal Fausto Belini, e início do Cortejo, que segue até o sambódromo;

No sambódromo, show com a banda Projeto X.

 

 

Compartilhar: