Blogueiras fanáticas
Adolescentes compartilham em suas páginas on-line ideias e concepções sobre os mais variados temas
A atual geração de adolescentes nasceu e cresceu dentro de um universo virtual, rodeada de mídias sociais, conversas instantâneas e todos os artifícios que a internet oferece. Para expor pensamentos, angústias e opiniões, esses jovens também contam com todas as ferramentas disponíveis on-line. O antigo diário fechado com cadeado, comum entre as meninas de antigamente, foi substituído pelos blogs, que conquistam cada vez mais adeptos.
Conectar, adicionar, seguir, postar, twittar são alguns verbos modernos muito utilizados por adolescentes, que diariamente atualizam seus perfis, blogs, fotologs e outras páginas da internet. Dona de um blog que discute sobre moda (www.tanamodacomjulia.blogspot.com), Julia Ávila França, de 11 anos, viu na rede a possibilidade de expressar seus pensamentos. “Sempre pesquisei muito na internet e um dia resolvi criar o meu espaço, expondo o que eu gosto sobre moda”, explica a adolescente, que há quatro meses comanda sua própria página.
A iniciativa também foi adotada pelas amigas Maria Teresa Teixeira de Bessa, de 11 anos, e Giovanna Borges da Costa, de 12 anos, que se uniram para a construção do bemantenada.blogspot.com. Atualizando o espaço diariamente, elas pesquisam sobre assuntos que interessam a maioria das garotas dessa idade, como moda, esmalte, a vida das celebriades e muitas outras tendências. “Lemos muitas revistas, ficamos ligadas às novidades que chegam pela televisão e pela internet. Dessa forma, garantimos informações novas para nossos leitores”, explica Maria Teresa. Preocupadas com o acesso da página, as blogueiras colocaram anúncio no Facebook e sempre divulgam o link no Orkut e no MSN.
Mais do que abrir um blog em um servidor, que disponibiliza o serviço gratuito, o blogueiro tem que criar uma relação com seu público. O interesse pelo blog é verificado por meio de ferramentas de estatísticas. O blog pode até mesmo se tornar uma fonte de renda. Dona do isabellaxm.blogspot.com, Isabella Xavier Magnani, de 12 anos, acha interessante a infinidade de possibilidades oferecidas pela internet e pretende investir em seu blog. De acordo com a estudante, trata-se de um meio livre, em que cada um pode expor opiniões de modo próprio, com um ponto de vista bem pessoal.
Cuidar de uma página é uma tarefa que requer dedicação. É necessário dispor de um tempo diário para buscar assuntos legais para publicar, escrever artigos e estudar as melhores ferramentas de divulgação. Julia costuma trocar ideia com as amigas e até mesmo com sua mãe a respeito do que postar em sua página. Para Beatriz do Carmo Bertoni, de 12 anos, esse contato com outras pessoas é muito importante, pois também funciona como um “feedback” em relação ao seu hobby. “Se as pessoas gostam, divulgam. Procuro pesquisar, pedir opinião sobre o cadacoisaadolescente.blogspot.com.
Texto: Mariana Secaf
Fotos: Juliana Buosi