Brasil na rota de lançamentos

Brasil na rota de lançamentos

Up, novo Golf e Focus são os maiores lançamentos do semestre

O termo “carro mundial” está em voga. Cunhada nos anos 1970, o termo expressa o movimento das montadoras em lançar um único veículo para diversos mercados. Por algum tempo, a expressão saiu de moda, voltando recentemente para mostrar que o Brasil faz parte da nova rota de lançamento das montadoras. Nos próximos 5 meses, o país receberá lançamentos para os mais diversos segmentos. Desde os populares com Up e Logan ao requintado Golf e Focus. A guerra por consumidores está só começando.

Up chega para esquentar a briga entre os compactos de entrada

O lançamento mais esperado para este ano é o Volkswagen Up. O novo compacto da alemã vem para substituir o defasado Gol G4 e ser o ponta de lança da montadora no Brasil. O carro virá com opções de 2 e 4 portas. O motor é o 1.0 de três cilindros da família EA211, que rende 82 cavalos com álcool e foi recentemente lançado no Fox Bluemotion. O modelo brasileiro terá algumas adaptações para agradar ao gosto tupiniquim e também para baixar custos: a janela traseira não será basculante como o irmão alemão, abrindo “para baixo” como se vê pelas ruas; outra mudança é o aumento da carroceria, que ganhou alguns centímetros e a tampa traseira será de metal, ao contrário do vidro preto do europeu. O preço estimado para o carrinho é cerca de R$ 27 mil, mesma faixa do Gol G4 e a previsão de lançamento é no início de 2014.

Novo Golf chega em setembro

Finalmente a Volkswagen resolveu atualizar o hatch médio Golf. O novo modelo deve chegar em meados de setembro, importado da Alemanha. Os primeiros Golfs a desembarcar no Brasil deverão ser das versões mais luxuosas e a esportiva GTI. Especula-se que em 2014 o médio deva ser fabricado na planta da VW no Paraná, junto com o primo-irmão Audi A3. A montadora alemã montou uma força-tarefa para lançar o novo médio praticamente junto com o principal rival, o Ford Focus. As motorizações ainda não estão definidas, mas o mercado avalia que, além do motor 2.0 de 211cv do GTI, virá também o motor 1.4 TSI, que alia economia com desempenho.

Focus renova para se manter líder

O arquirrival do Golf deve ser lançado praticamente junto com o alemão. Ele já foi apresentado no último Salão da Automóvel de Buenos Aires, em junho, e tem previsão de chegada às lojas em novembro. A 3ª geração do hatch e sedã virão com os consagrados motores Duratec 2.0 e Sigma 1.6 e câmbio automático Powershift com seis marchas e duas embreagens. No design, a versão hatch vai perder as lanternas verticais, que darão lugar a um conjunto em formato de bumerangue. Já o sedã, vai ganhar lanternas traseiras que vão invadir a tampa do porta-malas. No interior, o painel vai ganhar ares futuristas, à moda do New Fiesta, além de sistemas de conectividade SYNC e MyFord Touch.

Logan ganha design atraente mirando populares

A Renault deve lançar ainda em 2013 a segunda geração do sedã compacto. O desenho do Logan, que foi muito criticado na atual geração por ser quadrado e simples demais, vai ganhar requinte e novas formas, tomando ares superiores, mas mantendo o mesmo preço, segundo especulações. Os motores serão os mesmo 1.0 e 1.6 bicombustíveis da geração atual. A previsão de lançamento é em novembro e as vendas, em dezembro.

A briga esquenta entre os SUVinhos

A dupla Ford Ecosport e Renault Duster devem ganhar um concorrente de peso. O Chevrolet Tracker chega ao Brasil no final de outubro com a árdua missão de desbancar o Ecosport da liderança dos SUVs compactos. O jipinho tem aparência “musculosa”, impressão dada pelo volume avantajado das caixas de rodas, e lembra um pouco sua irmã maior, a Captiva. O interior é muito parecido com o encontrado no Sonic. O carro deve ter única opção de motor, o Ecotec 1.8 de 144cv e opção de câmbio automático de 6 marchas.

Sedãs ganham novo concorrente

O Citroën C4 Pallas dá adeus e abre caminho para o novíssimo C4 Lounge. O sedã médio da montadora francesa vai enfrentar rivais como Volkswagen Jetta, os japoneses Honda Civic e Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Renault Fluence no disputado mercado dos sedãs. O Lounge vem com tamanho mais compacto em relação ao antecessor Pallas, além de design com ares germânicos, mais ousado e esportivo. Os motores cotados para equipar o sedã são os 2.0 flex de 151cv e o Turbo (THP) de 165cv. O câmbio terá opção manual e automática. Previsão de chegada é em outubro.

Revide Online    
Texto: Brunno Vogah
Imagens: Divulgação

Compartilhar: