Guia Jurídico: Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Ao longo de sua história, escritório desenvolveu uma conduta baseada na empatia
Exercer a advocacia desenvolvendo não apenas as competências jurídicas de alto nível, mas com o olhar e a percepção ajustados para o lugar e as necessidades do cliente. Este tem sido o propósito do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que ao longo de sua história, desenvolveu uma conduta baseada na empatia — marca difundida por seu fundador, que se perpetua nas diferentes gerações de profissionais do escritório.
Hoje, são 219 advogados, 94 estagiários e 54 colaboradores, distribuídos por dez cidades brasileiras (Ribeirão Preto, São Paulo, Campinas, Franca, Belo Horizonte, Três Lagoas, Goiânia, Cuiabá, Rondonópolis e Rio de Janeiro) e duas em Portugal (Lisboa e Porto). Essa estrutura jurídica atua sincronizada com um eixo central, baseado na sua missão e em um conjunto de valores que preservam sempre o protagonismo do cliente.
Travessia Empreendedora
Fundado em 1969 pelo advogado tributarista Brasil Salomão, o escritório jurídico construiu uma trajetória de solidez, tornando-se reconhecido por clientes e pelo mercado. Uma performance que sempre teve o empreendedorismo e a inovação em seu planejamento, o que impulsionou uma abrangência de atendimento no circuito nacional até incluir, em 2018, um ousado plano estratégico de expansão internacional, com a chegada ao mercado europeu. Atualmente, é configurado como um escritório full service, com foco no atendimento a empresas e forte presença no agronegócio e na construção civil, mas atuando também nos mais diversos setores (indústria, serviços, cooperativismo em geral, comércio atacadista e varejista, educação, saúde e outros). Seu portfólio de serviços está estruturado nas áreas: Direito Tributário, Trabalhista, Regulatório, Cooperativismo, Civil, Compliance Fiscal, Administrativo, Societário, Recuperação de Crédito, Empresarial, Meio Ambiente, Previdenciário e Inteligência Imobiliária.
Com o passar dos anos, o escritório passou por grandes transformações: da origem familiar inicial, vivenciou os avanços da governança corporativa e se remodelou. Agora, o desafio para os próximos 50 anos, segundo o advogado Marcelo Salomão, sócio-presidente, é perpetuar esse “DNA” para uma geração e um mundo diferentes. “Hoje, quando olhamos para trás sabemos o valor de cada passo dado pelo escritório e dimensionamos nossos sonhos e projetos, sempre inspirados pela jornada traçada por nosso fundador”, afirma.
Em 1º de março deste ano, Brasil Salomão e Matthes Advocacia completou 55 anos. A equipe de profissionais é movida pela busca de manter o equilíbrio entre o objetivo de modernizar-se constantemente, sem distanciar-se da sua filosofia de origem, baseada na tradição. A data foi marcada por comemorações e pela criação de projetos significativos, objetivando marcar a importância histórica dessa trajetória.
Pronto para o futuro
A grande mudança no modelo de gestão de Brasil Salomão e Matthes ocorreu no início da década de 2000. Com a implementação do processo de governança, o corpo organizacional foi remodelado e passou a ter Presidência, Conselho Deliberativo, Conselho de Gestão, diretorias e comissões – uma estrutura formada por sócios-advogados de áreas distintas, mas todos comprometidos com a linha de trabalho oferecida. Atualmente, o escritório vivencia a sucessão de sua segunda geração de advogados, liderados por Marcelo Salomão, na presidência, e dois diretores executivos, os sócios-advogados Evandro Grili e Rodrigo Forcenette.
Os gestores da atual geração são interlocutores dos anseios da equipe e dos clientes – sempre com objetivo da continuidade do escritório, mas alicerçados nos pilares construídos desde a inauguração em 1969 trio prepara-se para formar novos líderes num contexto profissional pautado pela diversidade e por uma equipe de advogados formada 59% por mulheres.
Difusão de conhecimento
Brasil Salomão e Matthes modernizou-se frente aos desafios contínuos do mercado jurídico. Nos últimos anos, vivenciou um cenário transformado por recursos tecnológicos, amplo uso de ferramentas digitais, novas relações de emprego e trabalho, inteligência artificial, inovadores modelos de negócios baseados nas parcerias e na sustentabilidade. Foi preciso se reinventar e investir em recursos contemporâneos, mas sempre apoiado no conhecimento, na postura humanizada e na visão estratégica.“É um marco de modernidade em nossos 55 anos”, comenta Salomão.
A proposta também pretende ser múltipla no debate e na troca de informações com o público sobre uma variedade de temas, como política, economia, esporte, saúde, cultura, ambiente empresarial, entre outros. O canal é uma versão contemporânea do Centro de Estudos Jurídicos, em funcionamento há 25 anos, e traz uma linguagem mais informal, cumprindo o interessante papel que os podcasts possuem de atingir diversas camadas sociais. O programa é produzido em estúdio próprio, construído recentemente na matriz do escritório em Ribeirão Preto. A transmissão semanal ocorre sempre às terças-feiras, a partir das 19h30. Os conteúdos do PodBrasil podem ser acessados pelas plataformas Spotify, YouTube, Amazon Play, Apple Music e Deezer.
Atuação cooperada
Com a proposta de unir soluções técnicas e jurídicas seguras, recentemente, a advocacia adaptou seu foco às emergentes necessidades do cliente e do mercado mundial e acaba de oficializar a parceria com a consultoria socioambiental H&P Consulting, para juntos atuarem em questões ambientais, sociais e de governança. Segundo o diretor executivo, Evandro Grili, o desafio corporativo é atender à demanda global de sustentabilidade e estabelecer a integração do trinômio ESG (Environmental, Social and Governance) ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança), nos diferentes formatos de organizações.
A incorporação desse novo serviço especializado foi estimulada pela observância ao fato de que ser sustentável, hoje, tornou-se uma questão de sobrevivência para negócios de qualquer área da economia mundial, seja no ambiente público, no privado ou no terceiro setor. “O foco dessa parceria é oferecer aos clientes uma visão jurídica e técnica do que é preciso acontecer no dia a dia de suas empresas para que possam atender à demanda global de sustentabilidade”, explica o advogado Evandro Grili, sócio e diretor executivo do escritório. Dentro dessa visão, o recorte que trata dos créditos de carbono é visto como o primeiro eixo a ser equacionado.
Novidades
O coletivo e a responsabilidade social sempre estiveram na mira da advocacia, princípio que se intensificou com a criação do Núcleo de Responsabilidade Social Brasil Salomão, há 18 anos, com desenvolvimento de diversas ações solidárias, despertando o engajamento da equipe. Agora, o escritório está pronto para uma iniciativa ainda mais direcionada e acaba de criar — também dentro da agenda comemorativa dos 55 anos — o Instituto Brasil Salomão.
A cultura do nosso escritório se projetou a fazer algo mais para nossa sociedade, além da advocacia. Como buscamos aprimorar tudo o que fazemos, nos empenhamos em criar o Instituto para alçar voos na esfera social. Nossa intenção é apresentar projetos que nos permitam desenvolver um pilar de cidadania nas comunidades onde estamos inseridos”, apresenta Rodrigo Forcenette, que é presidente do instituto.
Além disso, o crescimento é outra diretriz do escritório para este ano. Em breve, mais uma unidade será lançada no interior paulista, desta vez em São José do Rio Preto.
ENDEREÇO
Matriz Av. Presidente Kennedy, 1255 Ribeirânia Ribeirão Preto/SP - CEP 14096-340
CONTATOS
Brasil
www.brasilsalomao.com.br
@brasilsalomaoematthes
Portugal
@brasilsalomaoportugal
www.brasilsalomao.com.br/portugal
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h