Câmara pode ter dez candidatos a deputado

Câmara pode ter dez candidatos a deputado

Quatro ainda não assumem a pré-candidatura, mas podem decidir pela disputa


A Câmara Municipal de Ribeirão Preto pode ter até dez candidatos a deputado nas eleições de outubro. Seriam sete na disputa a deputado estadual e três em busca de uma cadeira na Câmara Federal. Caso todos registrem candidatura, o crescimento do número será de 50% sobre a eleição de 2010, quando seis vereadores disputaram.

Há, no entanto, pelo menos quatro que ainda não garantem nem a pré-candidatura, como os demais. André Luiz da Silva (PCdoB), Evaldo Mendonça, o Giló (PR), Paulo Modas (Pros) e o presidente da Câmara, Walter Gomes (PR) dizem ainda estar discutindo a possibilidade. “Estou estudando. Até o dia 10 (de junho) eu resolvo”, disse Walter Gomes.

“O partido quer que eu seja candidato. Ou melhor, quer que tenhamos, aqui na região, um candidato a deputado estadual e um a deputado federal. Mas só entro na disputa se tiver estrutura”, disse Giló, que coordena o partido em 40 cidades da região.

Já o comunista André Luiz diz que o PCdoB deve lançar o número máximo de candidatos a deputado estadual, o que dá 141 nomes, para chapa “puro sangue”, sem coligação, como pretende a sigla. Com isso, o nome dele aparece com forte possibilidade, por ser a única liderança regional e com mandato. “Vamos esperar a convenção, mas a possibilidade de eu ser candidato é considerável”, comenta o vereador.

Paulo Modas confirma ter recebido convite do deputado federal Salvador Zimbaldi (Pros-SP), presidente estadual do partido, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas ainda não sabe se disputará. “Ainda estou analisando a possiblidade”.

Definidos

Há, no entanto, pré-candidaturas bem definidas. Até mesmo duas em um mesmo partido, como é o caso do PMDB, que deve lançar os vereadores Léo Oliveira e Samuel Zanferdini à disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Jorge Parada (PT) e Maurílio Romano (PP) são outros dois candidatos a deputado estadual.  A deputado federal devem ser candidatos os vereadores Ricardo Silva (PDT) e Rodrigo Simões (PP).

Todos que estão prestes a entrar na disputa (as convenções acontecem de 10 a 30 de junho) já têm definidos candidatos com quem dobrarão na campanha. No caso de Maurílio Romano, a dobradinha será com Rodrigo Simões, ambos na primeira disputa. Ricardo Silvam de olho em uma vaga na Câmara Federal, fará campanha junto com o pai dele, deputado estadual e candidato à reeleição Rafael Silva, também do PDT.

No PMDB, os candidatos Léo e Zanferdini dobrarão com o presidente estadual da legenda, Baleia Rossi, que tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados. A campanha de Jorge Parada terá como federal o candidato à reeleição Newton Lima. Candidatos do PR também devem ser regionais, ainda sem definição.

Os demais candidatos terão “parceiros” mais distantes, como é o caso do Pros e do PCdoB. Caso seja candidato, Paulo Modas deve dobrar com Samuel Zimbaldi. Já o PCdoB deve lançar a federal as candidaturas de Netinho, Protógenes Queiróz e o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva.

Últimos eleitos

A Câmara Municipal não tem sido pródiga, nos últimos tempos, em eleger vereadores para mandatos de parlamentares estaduais ou federais. A última eleição foi da prefeita Dárcy Vera (PSDB), em 2006, quando chegou à Assembleia Legislativa com mais de 140 mil votos. Na disputa anterior, em 2002, o eleito foi Baleia Rossi (PMDB), com 77,6 mil votos, tendo sido reeleito em 2006 e 2010.

Na eleição de 2010, seis vereadores lançaram candidaturas. Jorge Parada (PT), Oliveira Júnior (então no PSC) e Walter Gomes (PR), disputam para deputado estadual, enquanto Gilberto Abreu (PV), Léo Oliveira (PMDB) e Marcelo Palinkas (então no DEM), foram candidatos à Câmara Federal. Léo foi o mais bem votado, com mais de 80 mil votos, mas nenhum foi eleito

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no entanto, já propiciou a eleição de muitos vereadores para a Assembleia Legislativa e Câmara dos deputados. Praticamente todos os parlamentares estaduais e federais com base na cidade já ocuparam uma cadeira de vereador.

Os atuais estaduais – Baleia Rossi (PMDB), Rafael Silva (PDT) e Welson Gasparini (PSDB) – já foram vereadores. Já o único deputado federal com base em Ribeirão Preto – Duarte Nogueira (PSDB) – iniciou a carreira política já como deputado estadual.

Revide Online
Guto Silveira
Fotos: Divulgação e Arquivo Revide

Compartilhar: