Caminhada da Inclusão

Caminhada da Inclusão

Para Mateus Grassi falta de transportes públicos adaptados e o excesso de buracos nas ruas e calçadas são alguns dos problemas enfrentados por ele

Mateus Grassi, 28 anos, formado recentemente em técnico em Marketing, encontra algumas dificuldades para transitar pela sua cidade, em Orlândia, localizada a 75 KM de Ribeirão Preto. O que impede Mateus de se locomover normalmente não é a cadeira de rodas, usada desde 2006, mas a falta de transportes públicos adaptados e o excesso de buracos nas ruas e calçadas. “Esses são alguns dos impedimentos”, afirma Grassi.

Na opinião do técnico em Marketing, para que uma pessoa com deficiência e mobilidade reduzida seja tratada com normalidade a acessibilidade é fundamental. Foi o que o  motivou a promover a “Caminhada da Inclusão”, pelo centro de Orlândia, no próximo dia 8 de dezembro.

Realizada pela primeira vez, a Caminhada ganhou força e apoio através da internet, e das redes sociais. Diversas mobilizações do gênero têm sido realizadas no Brasil e exterior. Na capital paulista, por exemplo, acontece o tradicional “Movimento SuperAção”, organizado pela ONG de mesmo nome, liderada por Billy Saga. Em Ribeirão Preto, para comemorar o Dia Internacional e Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, uma caminhada, com o tema “Somos diferentes, com direitos iguais”, reuniu cerca de 300 pessoas, em um percurso que saiu da frente do Palácio do Rio Branco e foi até a Esplanada do Theatro Pedro II.

“De acordo com o último senso divulgado, Orlândia tem mais de 12 mil pessoas com deficiência. Claro que nem todos comparecerão, no entanto, esse movimento todo começou em uma rede social, onde eu escrevia a realidade da cidade e postava fotos por onde eu passava. Com isso, consegui dar credibilidade à causa e despertei tanto o interesse da população, como dos governantes e empresários da cidade”, conclui.

Evento:
Caminhada da Inclusão
Cidade: Orlândia-SP
Local: Praça Santa Genoveva (Centro)
Horário: Concentração a partir das 13:00 hrs

Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Divulgação

Compartilhar: