
Caminhos da Cana
Idealizado por Marcos Fava Neves, o projeto percorre 20 cidades canavieiras paulistas com o objetivo de construir saídas para o setor em crise
O projeto Caminhos da Cana, criado pelo professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto (FEA-RP), esteve em Mococa no dia 15 de agosto e, no dia 20, chegará a Lençóis Paulista. Realizado pelo Centro de Pesquisas Markestrat, em parceria com produtores de cana ligados à Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), o trabalho envolve dez pesquisadores, que percorrerão cerca de 20 cidades paulistas.
O cronograma de visitas começou em julho, em Araraquara. Segundo o idealizador, as viagens são feitas em uma caminhonete estilizada movida a etanol. O projeto é composto por quatro iniciativas, incluindo mapeamento e quantificação do setor, pesquisa acadêmica, planejamento estratégico com associações de produtores e eventos para garantir a disseminação de informações sobre o mercado.
Os problemas são identificados por meio de entrevistas com gestores das associações do setor, além de palestras e questionários, que estão sendo respondidos por mais de 1.500 produtores de cana. O projeto vai até outubro e inclui a elaboração de uma agenda estratégica para o período 2015-2025, com detalhamento regional, que será disponibilizada aos candidatos que disputam as eleições federais e estatuais em outubro deste ano. É possível acompanhar as atividades do projeto na página www.facebook.com/caminhosdacana no Facebook.
Revide Online
Rose Rubini