Projetos que transformam vidas: Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda

Projetos que transformam vidas: Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda

A história da instituição no município teve início em 1975, por meio de Benedita Sonia Silva Ponciano

Conheça o trabalho desenvolvido por algumas instituições sociais de Ribeirão Preto em diferentes esferas e veja como até mesmo as pequenas ações têm o poder de reverberar, gerando resultados grandiosos. A seguir, a entidade escolhida pela Unaerp.


 

 

O trabalho do Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda em Ribeirão Preto, instituição filantrópica que se chamava Lar dos Excepcionais até meados de 2013, começou em 1975, por meio de sua fundadora, Benedita Sonia Silva Ponciano. No início, não existia o Hospital de Retaguarda, que foi fundado apenas no ano de 1983.

 

A instituição é responsável por fornecer cuidados integrais a crianças e adolescentes com paralisia cerebral, sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes, principalmente, de anóxia neonatal. 

 


Atualmente, o Cantinho do Céu, que conta com capacidade para 60 pacientes, atende 44 que estão internados no local e 14 diários. No hospital, há uma equipe interdisciplinar, com médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, terapeuta ocupacional, dentista e assistente social, que promove o tratamento humanizado desses pacientes.

 

Segundo o Edno Júnior, coordenador de projetos do Cantinho do Céu – responsável pela prospecção e captação de recursos juntamente com as empresas de lucro real e fechamento de parcerias com o poder público em âmbitos Federal, Estadual e Municipal, e também pela avaliação dos projetos executados na instituição com a equipe interdisciplinar –, os pacientes têm alto grau de dependência. “Eles não andam, não falam e não comem sozinhos. Por isso, a instituição oferece assistência multidisciplinar 24h por dia”, explica. 

 


Edno conta que a trajetória do Cantinho do Céu é recheada de histórias que traduzem as vitórias que foram conquistadas nesses 39 anos, que vão desde a compra de uma cama hospitalar até a pintura de uma parede. Entretanto, há uma, em especial, que ficará gravada.

 

“Uma das mais marcantes foi a do encontro da nossa fundadora, Benedita, com a primeira paciente do Cantinho do Céu, Elaine Aparecida Lourenço, a famosa Ninha, que tinha cinco anos na época e faleceu no ano passado. Foi nesse encontro que o Cantinho do Céu surgiu para atender e melhorar a vida de muitas crianças com deficiência na cidade de Ribeirão Preto e região”, descreve.

 

Hoje, a instituição recebe doações de alimentos perecíveis e não perecíveis, fraudas (P, M, G e EXG), dietas de sistema fechado, móveis, roupas e utensílios domésticos para venda no bazar, materiais de escritórios, itens de limpeza e higiene pessoal. De acordo com o coordenador, as necessidades do hospital são postadas diariamente nos canais de comunicação da instituição: 

 


Instagram: @cantinhodoceurp
Facebook: cantinhodoceurp
LinkedIn: linkedin.com/cantinhodoceurp
Site: www.cantinhodoceurp.org.br

 

 

Para doar, os interessados podem entrar contato por meio desses canais e, também, pelos tels.:  (16) 3622.0853 ou 98156.0797 (falar com Aline) ou pelo e-mail: [email protected] – falar com Edno Júnior. 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: