Capital do amendoim
Rossato lembra que um quinto da produção nacional de amendoim passa por Jaboticabal

Capital do amendoim

Responsável por 20% da produção brasileira de amendoim, Jaboticabal conquista título concedido pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Com alta produção a cada safra, Jaboticabal foi reconhecida como Capital do Amendoim do Estado de São Paulo. O título foi anunciado pelo presidente da Coplana Cooperativa Agroindustrial, José Antonio de Souza Rossato Junior, durante o 7º Encontro dos Produtores, realizado no dia 16 de setembro. Prestes a iniciar o novo plantio em outubro, o município responde por 20% da produção brasileira estimada em 440 mil toneladas. 

Rossato explica que o Brasil é o 13º produtor de amendoim do mundo e o 5º em exportação, sendo que 90% da produção nacional sai do Estado de São Paulo. Deste volume, um quinto passa por Jaboticabal, onde é produzido ou beneficiado. “A cada quatro toneladas de amendoim exportadas pelo Brasil, uma saiu de Jaboticabal. Portanto, nada mais justo do que conceder à Cidade das Rosas, também conhecida como Athenas Paulista, mais esse título. Isso reforça a importância de cada produtor e parceiro que integra esta cadeia produtiva”, salienta Rossato.  

Na safra  2016/2017, a Coplana recebeu 3,064 milhões de sacos de amendoim, ou 76.600 toneladas do alimento em casca, volume que representa um aumento de 28,5% em relação à safra anterior, cultivada em uma área de 17 mil hectares. De acordo com Rossato, as exportações brasileiras estão estimadas, este ano, entre 110 mil e 120 mil toneladas de amendoim limpo seco. A Coplana deve exportar 25% do total, cultivado, em sua maioria, em áreas de rotação de cana-de-açúcar.  

Compartilhar: