Caravana de arco e flecha

Caravana de arco e flecha

Visando levar às escolas um pouco do esporte, a Caravana SESC de Arco e Flecha realizou o evento no Ginásio de Esportes "Adib Damião"

A cidade de Pontal recebeu na última quinta-feira, dia 26/08, a Caravana SESC de Arco e Flecha, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “Adib Damião” e contou com a participação de mais de 200 crianças das escolas públicas.

A caravana tem como objetivo levar às escolas o Arco e Flecha, um esporte singular e seguro, pouco conhecido no país e um dos mais antigos que existe. Antes da apresentação de tiros com arco, um profissional da área conversou com professores e alunos para explicar como funciona o esporte, relatar momentos da vida profissional, as competições e também esclarecer dúvidas. Praticante de arco e flecha há 16 anos, o instrutor Daltely dos Santos afirma que o esporte é único. “É muito bom praticar arco e flecha, proporciona concentração e calma, ajuda na postura e retira a ansiedade”. Para ele, atirar a flecha ao alvo não é um dos maiores desafios. “Nesse esporte, o adversário não é o alvo, mas sim você mesmo. Você compete contra você mesmo para atingir a pontuação necessária”, explica.

Durante a apresentação de tiros com flechas, Daltely utilizou o gatilho (arco especial que utiliza sistemas de alavancas, cabos e roldanas para o arqueiro lançar a flecha após um disparo), e depois demonstrou aos alunos como atirar flechas com um arco normal (feito de madeira laminada ou material sintético). “É preciso muito treinamento e dedicação ao esporte”, afirma Daltely. O instrutor explicou também que a segurança é primordial e no esporte jamais se pode mirar a flecha em alguém ou atirar ao alvo com pessoas próximas.

Após uma aula de arco e flecha, os alunos puderam praticar um pouco do esporte. Os professores escolheram dez alunos de cada sala para atirar ao alvo uma única vez. Para Ednaldo Nunes Vale, aluno do 5º ano da escola municipal “EMEIEF Mário Pedro”, atirar com arco e flecha pela primeira vez foi difícil, mas prazeroso. “Achei muito legal, por que eu nunca tinha atirado antes. Fiquei tremendo, tive medo de errar”, conta o aluno. Já a aluna do 3º ano da “EMEF Maurílio Biagi”, Luana da Silva Seixas, sentiu vontade de praticar o esporte. “Adorei bastante. Fiquei com vontade de fazer isso agora”.

A Caravana SESC de Arco e Flecha já passou por várias cidades da região. No dia 25 de agosto passou em Luiz Antônio e Ribeirão Preto, no dia 26 em Pontal e Guatapará e no dia 27 em Patrocínio Paulista e Itirapuã. Segundo Josué de Oliveira Franco, Secretário da Educação e Cultura de Pontal, trazer a caravana para a cidade foi uma maneira de dar contato às pessoas um pouco do arco e flecha. “Como esse é um esporte elitizado, é importante levar às escolas um pouco dessa modalidade, mostrar a título de fazer com que todos conheçam o arco e flecha e despertar o interesse também”, enfatiza.

A Caravana SESC de Esportes

Criada em 2008, a Caravana SESC de Esportes tem como objetivo facilitar o acesso a eventos esportivos para pessoas interessadas em praticar ou simplesmente conhecer uma modalidade esportiva e olímpica, promovendo também o encontro das pessoas com os seus ídolos do esporte.

Além do Arco e Flecha, a Caravana promove também eventos de outros esportes nas cidades da região, como tênis de mesa, judô, esportes de rua, atletismo, xadrez e dama.

Revide On-Line (colaborador: Fernando Belezine)

Compartilhar: