Catedrais do consumo
Os shopping centers de Ribeirão Preto estão em ampla expansão para atender a demanda de consumidores
Na década de 1980, Ribeirão Preto recebeu o seu primeiro shopping center. Hoje, mais de 30 anos depois, a cidade já comporta três desses grandes centros de compras e se prepara para ganhar o quarto investimento.
Para atender a um município que cresce cada vez mais, suprir o consumo de 600 mil habitantes e ainda corresponder aos anseios de consumo de mais de 20 cidades da região, os shopping centers se viram na obrigação de evoluir. O aumento da demanda de consumo fez com que grandes investidores apostassem as fichas na cidade contribuindo para o fortalecimento do mercado local. A grandeza desses edifícios -- que comportam uma variedade de lojas, praças de alimentação, supermercados e estacionamentos -- aumenta a movimentação de pessoas, concede maior empregabilidade e faz girar o capital interno de Ribeirão Preto.
Segundo Felix Diez, superintendente do pioneiro RibeirãoShopping, a 7ª e a 8ª expansão são reflexos da sinergia com a cidade, o que reflete na constante evolução do empreendimento que acompanha o crescimento de Ribeirão e colabora com o desenvolvimento da economia local. “Com a conclusão das ampliações previstas, o RibeirãoShopping se tornará um complexo multiuso, e na 7ª expansão as novidades são a academia de ginástica, centro de eventos e uma série de outros serviços”, acrescenta.
O RibeirãoShopping, inaugurado em maio de 1981, deu início à evolução dos hábitos de consumo da população de Ribeirão Preto e região. Para Diez, essa é uma característica que persiste até os dias atuais. “Renovar sua infraestrutura, ampliar o mix de marcas e serviços é algo que faz parte da identidade dos shoppings da Multiplan, pois todos eles prezam por oferecer cada vez mais comodidade aos seus clientes”, avalia.
Aberto ao público desde setembro de 1999, o Shopping Santa Úrsula foi adquirido em 2008 pela mesma empresa detentora do RibeirãoShopping, a Multiplan. Desta forma, para atender à população do centro e adjacências, além de acompanhar a economia crescente do município, o Santa Úrsula passou por uma revitalização. “Essas mudanças contribuíram para criar um ambiente moderno e agradável, em sintonia com as expectativas e necessidades dos clientes, principalmente os clientes da área primária do shopping”, pontua o superintendente Cleiton Martins.
Entre 2009 e 2010, o Shopping Santa Úrsula sofreu reformas de expansão na praça de alimentação, duplicação das escadas rolantes, troca de pisos, implantação de passarelas, além de outros detalhes. Já na fase de revitalização ocorrida em 2011, a entrada principal foi alterada; o mix de lojas também foi reformulado e outras marcas chegaram ao local. A frente do shopping desde 2011, Martins confirma que as melhorias não vão parar. “Diariamente são feitas pequenas obras, além da manutenção constante para manter o padrão de qualidade da empresa. Estamos planejando para o ano que vem dar continuidade na revitalização da fachada”, comenta.
Acompanhado do ‘boom’ imobiliário de Ribeirão Preto e o constante crescimento populacional, os shopping centers aproveitaram a onda para expandir. Outro empreendimento que promete fortalecer ainda mais o cenário promissor de Ribeirão Preto quanto aos fortes investimentos no setor lojista é o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, com inauguração prevista para setembro deste ano. De acordo com o gerente geral do Shopping Iguatemi, Daniel Lotufo, a soma da boa estrutura de Ribeirão Preto, com a estratégia de investir no fortalecimento da posição de liderança resultaram neste ousado empreendimento, que aliado ao maior complexo imobiliário do país, ficou orçado em quase R$ 260 milhões. “Sempre entendemos que precisávamos estar em Ribeirão Preto por sua importância econômica para São Paulo e seu natural papel de liderança na região”, explica.
Com a chegada do Shopping Iguatemi e as expansões do RibeirãoShopping, do Shopping Santa Úrsula e também do Novo Shopping, Ribeirão Preto passará a ter quatro grandes centros de compras, posicionando-se como uma referência em termos de consumo.
Revide Online
Texto: Fernando Belezine (Colaborador)
Fotos: Arquivo Revide