Catedral recebe abraço nesta terça-feira

Catedral recebe abraço nesta terça-feira

Gesto simbólico será um protesto contra a construção de estações de embarque e desembarque de ônibus na Florêncio de Abreu

A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, na rua Florêncio de Abreu, será abraçada nesta terça-feira, dia 20, por fiéis e manifestantes contrários à construção de duas estações de embarque e desembarque de ônibus urbanos em frente à Igreja.

O dia foi escolhido por ser feriado de comemoração do dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. O abraço acontece por volta de 10h da manhã, logo após à celebração da missa das 9h.

Segundo o secretário executivo do Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (Ferp) um dos organizadores do protesto simboliza saudação e proteção à igreja. “Devemos protegê-la das consequências nefastas representadas pelo projeto de um terminal, estação ou abrigo naquele local”, disse.

Várias manifestações contrárias à construção das estações já foram feitas. A alegação é que o tráfego de veículos pesados, como os ônibus, na Rua Florêncio de Abreu, em frente à catedral, tem provocado rachaduras em suas paredes e que a construção das estações ampliaria o número de veículos em circulação no local.

O Ferp já se manifestou contrário à construção das estações, com base em um relatório da empresa Falcão Bauer, que aponta riscos no caso de vibrações excessivas do solo. As entidades defendem que a construção ocorra, mas não naquele local. A sugestão é de construção ao lado da Praça Carlos Gomes, na Rua Duque de Caxias.

A Prefeitura busca um estudo que indique se o local é ou não indicado para a construção, mesmo com a implantação de medidas mitigadoras das vibrações.

Interdição e desvio

A rua Florêncio de Abreu em frente à catedral, será interditada nesta terça-feira, a partir das 16h, em função da realização de missa campal de São Sebastião nas escadarias da igreja e procissão com saída da porta da Catedral, passando pelas ruas Tibiriçá, Américo Brasiliense, Cerqueira Cesar, Florêncio de Abreu, retornando à Catedral.

A Florêncio de Abreu será interditada junto na esquina com a Rua Visconde de Inhaúma e o trânsito será desviado. Quem transitar pela Rua Florêncio de Abreu, deverá seguir pela Visconde de Inhaúma, Prudente de Morais, Amador Bueno até chegar à Florêncio de Abreu, retomando aí seu itinerário normal. Os ônibus farão o mesmo desvio.

Revide On-line
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: