
Celebração da história e da educação
Ao completar 97 anos, a Unaerp comemora seu legado de contribuição à educação brasileira e ao desenvolvimento de Ribeirão Preto
Desde 1924 até hoje, a história de Ribeirão Preto e a história da Unaerp andam juntas, de mãos dadas. Como pioneira no Ensino Superior no interior de São Paulo, a Universidade de Ribeirão Preto tem uma participação decisiva na construção do centro de referência em ciência e em educação no qual a cidade se tornou. A Unaerp é avaliada pelo INEP/MEC como décima melhor universidade do Estado de São Paulo e quinta melhor entre as instituições particulares. Na classificação divulgada em 26 de abril, a Universidade, mais uma vez, obteve Conceito 4, pelo oitavo ano consecutivo, e é a 16ª melhor universidade particular do país. A avaliação é o principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. O INEP/MEC avaliou 2.070 instituições de ensino superior públicas e particulares.
Sob a gestão da reitora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, a Unaerp deu passos largos rumo a este nível de excelência, que forma milhares de jovens profissionais, desenvolve pesquisas e realiza cerca de 500 mil atendimentos à população anualmente. Quando reconhecida como universidade, em 1985, a Instituição mantinha doze cursos superiores e o Colégio Técnico. A reitora, que havia liderado ao lado do pai o projeto de reconhecimento, deu início aos investimentos em ampliação de cursos, projetos de pesquisas e abertura das clínicas e laboratórios de estudo e prestação de serviços à comunidade. Na segunda metade da década de 1980, sob gestão de Elmara, houve forte expansão das graduações de humanas e de exatas, além do nascimento dos cursos da área de saúde.
Esse avanço culminou na implantação do curso de Medicina, em 1997, fundação do Campus Guarujá, em 1999, inauguração do Hospital Electro Bonini, em 2003, da Maternidade Cidinha Bonini, em 2014 e, mais tarde, o curso de Medicina no campus Guarujá, em 2019. São projetos de muito fôlego que exigiram dinamicidade, formação e capacitação de docentes e quadros administrativos, amplitude das áreas e linhas de pesquisa, lastreados pelo compromisso inarredável com a gestão sustentável e socialmente responsável.
O hoje se sustenta na ciência
O sólido desenvolvimento da Unaerp é sustentado pela forte integração com a comunidade e investimento em excelência da produção acadêmica. Os resultados estão sendo colhidos, especialmente neste momento em que, assolada pela pandemia, a sociedade brasileira vive um de seus mais trágicos capítulos. Com a solidez proporcionada pela tradição e expertise, a Unaerp atua em frentes do SUS para pacientes com Covid; faz adaptações nos dois campi e nos serviços para atender à população, com segurança, tanto no presencial quanto por telefone e on-line; implanta novos cursos de tecnologia e pós-graduação, presenciais e EAD; além de adaptar salas de aulas, laboratórios e recursos tecnológicos para as atividades práticas e as aulas mediadas por tecnologia. Este é um momento em que a Universidade de Ribeirão Preto ressignifica seus conceitos de educação superior, sua produção científica e o atendimento à população. Aos 97 anos, a Unaerp se faz ainda mais presente e celebra seu aniversário estendendo seus laços de apoio, conhecimento e ciência a serviço da comunidade.
MUITO ORGULHO DA NOSSA TRAJETÓRIA
Por Elmara Lucia de Oliveira Bonini
Relato aqui um pouco dos 97 anos da Unaerp, com muito orgulho dessa história que ajudei a construir ao lado de meus pais, da minha família e de meus parceiros de trabalho. Uma história de afeto, educação e muito empenho. A Associação de Ensino de Ribeirão Preto, que implantou o primeiro curso superior do nordeste paulista e um dos primeiros do interior do Estado, abriu a trilha para uma caminhada que trouxe nossa cidade para o que é hoje: uma referência nacional em ensino e produção científica.
Os visionários e renomados intelectuais e profissionais da sociedade ribeirãopretana da época, que fundaram a Faculdade de Pharmacia e Odontologia, influenciaram, decisivamente, nos rumos dessa região metropolitana, uma das mais ricas do país.
Alguns anos depois da iniciativa pioneira, outro visionário da educação, meu pai, Electro Bonini, ao assumir a administração da AERP, reabilitou a instituição que, naquele final dos anos de 1950, corria o risco de cerrar as portas. Apaixonado por educação e pela AERP, junto com minha mãe, Cidinha Bonini, em poucos anos, transformou a Associação de Ensino.
Com os alicerces reforçados, criou a Faculdade de Direito Laudo de Camargo e foi além. Vieram a Faculdade de Serviço Social, de Química Industrial e outros cursos, chegando ao momento de projetar a Universidade de Ribeirão Preto – que até os dias de hoje é a única universidade genuinamente ribeirãopretana. Nessa parte da trajetória, minha vida já estava amalgamada à história da Unaerp. Trabalhando com meus pais desde muito jovem, também apaixonada por educação, liderei, ao lado do meu pai, a equipe que elaborou o projeto da universidade, reconhecida em 1985, da qual fui nomeada reitora.
Ao longo desses anos, tive o privilégio de lutar, dia a dia, ao lado dos meus pares, diretores, professores e colaboradores, profissionalizando a gestão da Instituição para consolidar a Unaerp como uma das melhores universidades brasileiras do setor educacional privado filantrópico. Considero que as universidades são, por excelência, instituições voltadas aos interesses públicos e sociais e entendo a educação como um dos pilares do desenvolvimento sustentado e principal vetor de inclusão social. Atuo em uma das mais privilegiadas áreas de trabalho, que me permite contribuir eficazmente para a valorização do ser humano e a democratização de oportunidades, fator de equidade social. Faço desses preceitos, minha filosofia de trabalho.
Nossas ações à frente da Unaerp sempre buscam integrar a Universidade à comunidade, disponibilizando conhecimento e prestação de serviços para o maior número possível de pessoas. Isto acontece porque ousamos quando construímos a AERP e a transformamos em universidade. E continuamos ousando, investindo em qualidade de ensino e nos ideais institucionais. Imbuídos desses ideais, superamos os reveses, as turbulências próprias da história política, econômica e social brasileira, especialmente agora, nestes dois últimos anos, enfrentando o imenso desafio da pandemia da Covid-19. E nos mantemos firmes, convictos da importância do papel social da nossa Universidade de Ribeirão Preto.