Certificação internacional

Certificação internacional

Associados da Socicana, produtores da região de Guariba são reconhecidos pela Bonsucro e pela RBS por conta de iniciativas de cultivo sustentável de cana-de-açúcar

Fotos: Ewerton Alves/Neomarc 

A Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) colhe bons frutos da implantação de projetos na área de sustentabilidade. O reconhecimento dos mercados interno e externo, com a certificação internacional de 31 produtores associados, está entre eles. A Certificação Internacional Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), instalada em Genebra, na Suíça, foi entregue a 17 produtores.

“Certificação dos canaviais passa por iniciativas de preservação ambiental”, aponta José Guilherme

Os novos certificados fazem parte do projeto “Cana Sustentável”, executado pela Socicana, com apoio da RSB e suporte do programa Boeing Corporate Citizenship.  “A iniciativa gerou impactos positivos no comportamento dos associados. Os produtores viram que é possível produzir cana de forma sustentável”, avalia o superintendente da Socicana, José Guilherme Nogueira. Outros 14 produtores foram certificados pela Better Sugarcane Initiative (Bonsucro), (Londres, Inglaterra). A certificação valoriza quem mantém a preocupação com os impactos ambientais e sociais da produção de cana. 

O selo é válido por três anos. A conquista dos produtores veio depois de muitas avaliações, que consideraram 41 indicadores de sustentabilidade, lucratividade e competitividade. Consumo de energia, economia de água e emissão de gases de efeito estufa estão entre os itens analisados. Além dos produtores já certificados, a Socicana trabalha junto a outros 98 agricultores, que devem receber o reconhecimento em breve. 

Compartilhar: