Chá Literário

O encontro entre escritores de Ribeirão Preto discutiu novos programas culturais para a cidade

No último dia 26 de março o Chá Literário, promoveu o Primeiro Encontro de Escritores de Ribeirão Preto, filiados à União Brasileira de Escritores (UBE).
Realizado pelo Núcleo da UBE-RP o encontro estabeleceu novos modos de atuação da UBE no cenário cultural da cidade, convidou escritores para se filiarem ao Núcleo e estreitou os laços entre os escritores que já participam do projeto.

O Chá Literário contou com a presença do escritor e diretor da Integração Nacional da UBE, Menalton Braff, a secretária da cultura Adriana Silva, o presidente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes, entre outros convidados, que debateram as formas de atuação dos 25 filiados à UBE em Ribeirão Preto e projetaram a participação do Núcleo no I Colóquio regional de escritores (Cores), além de discutir a participação no Congresso Brasileiro de Escritores em 2011.

O escritor, Menalton Braff, falou sobre a atuação da entidade e os próximos eventos literários da cidade apoiados pela UBE. “Os integrantes do núcleo da UBE promovem várias atividades literárias na cidade, como a leitura Dom Quixote, com encontros mensais há mais de noves anos, o Serão Literário, o Sarau Paraler e procura na medida do possível mobilizar os vários grupos e entidades em torno do desenvolvimento da literatura na região”, revela o escritor.

Para Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro, o núcleo da UBE em sua apresentação no Chá Literário vem somar as iniciativas e ações de incentivo ao livro e a leitura. “A Feira Nacional do Livro, o ponto de leitura, o prosa dos saberes, o projeto Ribeirão das letras, as academias literárias, enfim é uma cidade inteira voltada para a importância da leitura como desenvolvimento intelectual e inclusão social durante todo o ano”, conta.

Adriana Silva, secretária da cultura enfatiza a necessidade da troca de informações entre os conhecedores da literatura para que se formem novas programações e projetos voltados para esse tema. “O Chá Literário é uma confraternização cultural, um momento de troca de informações com destaques para as letras. Uma excelente iniciativa”, ressalta Adriana.

A organização do evento espera que o Chá Literário promova um grande encontro entre os escritores da cidade e da região e colaboradores para dar continuidade aos eventos que já estão em andamento e conquistar novos projetos voltados para a literatura. “Além dos eventos permanentes que acontecem no decorrer do ano em Ribeirão Preto, o Chá Literário irá promover eventos ocasionais, o maior dele será o Congresso, em novembro, com escritores de todo o país, que será realizado fora de uma capital, além disso, o núcleo está conectado com outros parceiros congêneres em vários estados do Brasil, mostrando o que se faz aqui e vendo o que se faz lá fora”, concluí Menalton.

O resultado desse encontro poderá ser conferido no decorrer do ano, através de novos projetos culturais e programas de incentivo a leitura.

Texto: Pâmela Silva
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: