Civilidade Eleições 2012

Civilidade Eleições 2012

Aeaarp, OAB, ACIRP e GAPCI promoveram o lançamento da Campanha da Civilidade nas Eleições 2012

Na manhã desta terça-feira, 04 de setembro, a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) promoveu o lançamento da Campanha da Civilidade nas Eleições 2012.

Participaram da mesa, o presidente da entidade João Paulo Figueiredo, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RP), Daniel Seixas Rondi, o representante da Associação Comercial e Industrial (ACIRP), Antônio Luiz Oliveira e a representante do Grupo Ação Pró-Cidadania (GAPCI), Regina Maria Sitrângulo Brandeburgo.

"O ano de 2012 é de eleições e devemos, mais uma vez, promover a cidadania para colaborar com a escolha dos representantes públicos municipais. A razão dessa campanha é unir forças no objetivo comum de esclarecer a população sobre a importância do voto. A Campanha da Civilidade nas Eleições é uma iniciativa educativa, para despertar na população o interesse pelo voto. Estamos, com isso, reeditanto uma campanha realizada com muito sucesso em outros anos", afirmou João Figueiredo.

Regina Brandeburgo, do GAPCI, lembrou que o grupo há 12 anos atua no aprimoramento da importância do exercício da cidadania, levando sempre às escolas a mensagem de que é fundamental eleger ou reeleger e nunca votar nulo."Realizamos um trabalho tímido, mas permanente, de acompanhamento dos atos da Câmara Municipal e passamos de três em três meses, nas 34 escolas de ensino médio, levando nossos panfletos a professores, buscando seu apoio para orientar os alunos sobre a importância da cidadania. Distribuímos com satisfação cerca de 200 cartilhas da Campanha da Civilidade nas Eleições e esperamos que isso possa surtir um bom efeito sobre a juventude", afirmou.

Antônio Luiz Oliveira, diretor secretário da ACIRP, finalizou reafirmando a importância da retomada da campanha em 2012. "Essa é uma semente. E de um tempo para cá, tenho visto com alegria surgirem movimentos de cidadania como este, em busca de mudança no estado de coisas como se apresenta".

A Campanha da Civilidade nas Eleições 2012, promovida pela AEAARP prevê a distribuição da cartilhada de 2010 reeditada pelo promotor Carlos Cezar Barbosa, a realização de um "Dia da Civilidade" (com data ainda não definida) e  a abertura da entidade para realização de encontros com os candidatos a prefeitura da cidade para exposição de ideias e projetos.

Depoimentos
"Toda ação cívica como esta é importante. Só com a participação da sociedade como um todo nesse tipo de ação é que se conseguirá mudar o país" - Roberto Maestrello

"Campanhas como essa, em parceria com entidades representativas da sociedade como Aeaarp, Acirp, OAB são importantes porque propagam o que a população almeja, ou seja, civilidade e cidadania, e maior fiscalização das atitudes de nossos políticos" - Silvio César Oranges

"Eventos dessa natureza são de fundamental importância, pois tratam de cidadania, algo que andam muito esquecido nos dias atuais. Acho fundamental lançar programas como esse não só às vesperas da eleição, m mas também para o acompanhamento do trabalho da classe política durante todo o seu mandato" - Dilson Rodrigues Caceres

"Esta é uma campanha exemplar e o Rotary apoia sua realização, elogiando muito as entidades e pessoas envolvidas em sua realização, porque elas colaboram com a cidade e o pleno exercício da democracia" - Luiz Gustavo Leonel

História da Campanha Civilidade nas Eleições

A campanha “Civilidade nas Eleições” foi idealizada pelo PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) que tinha como coordenador em Ribeirão Preto o empresário André Ali Mere, e pelo Ministério Público de Ribeirão Preto, em 1994. O objetivo era alertar a população sobre a importância do processo eleitoral como um dos instrumentos de aprimoramento do processo democrático brasileiro. Dentre as ações, estava a fiscalização e denúncia de irregularidades cometidas por candidatos ou partidos políticos em suas propagandas de campanha.

A primeira edição da campanha mobilizou associações de bairros, sindicatos, lojistas e Polícia Militar. Foram contabilizadas 72 denúncias de irregularidades cometidas por candidatos ou partidos políticos. O Ministério Público ganhou um Disque-Civilidade – uma linha telefônica exclusiva para atendimento ao público cedida pela Ceterp. De 15 representações do Ministério Público, 8 decorreram das denúncias recebidas pelo Disque-Civilidade. Foi criado um personagem símbolo da campanha (uma urna estilizada) estampado em camisetas patrocinadas por empresas da cidade. O jornal O Estado de São Paulo publicou reportagem considerando Ribeirão Preto e Londrina as duas cidades mais limpas do país durante a campanha política e, no caso de Ribeirão, o motivo teria sido a campanha Civilidade.

Em 1998, foi realizada a segunda edição da campanha. O lançamento contou com participação de alunos da Escola Municipal Neuza Michellutti Marzola, integrantes do Lions Clube Campos Elíseos, convidados, imprensa e autoridades municipais. Posteriormente, durante o decorrer do movimento, empresas, escolas, instituições em geral aderiram e a campanha ganhou força na cidade.

O ponto alto do movimento, que teve ampla cobertura da imprensa, foi a ação de divulgação realizada em uma manhã de sábado na cidade. Em vários pontos – principais avenidas centrais e de bairros movimentados como o Ipiranga, por exemplo – simpatizantes da campanha (ONGs, sindicatos, associações e até crianças de entidades assistenciais, como Casa das Mangueiras, e escolas públicas) se concentraram nos semáforos e distribuíram um panfleto conclamando os cidadãos a enviarem e-mail aos candidatos solicitando ao deputado ou senador escolhido empenho na promoção das reformas que o Brasil precisava.

O Lions Clube imprimiu 25 mil cartilhas educativas com orientações sobre a legislação eleitoral e fez distribuição no calçadão da cidade, na rede municipal de ensino, além de escolas estaduais e particulares – sendo que algumas delas realizaram debates, trabalhos escolares e discussões em grupo. O promotor Carlos Cezar Barbosa também participou de palestras em empresas, escolas e entidades da cidade.

Em 2010, a Campanha da Civilidade nas Eleições foi reeditada sobre o slogan de "Voto Limpo", ganhou um mascote de nome "Bandeirinha", criado pelo arquiteto Cordeiro de Sá, e contou também com o apoio da Revide, que promoveu um debate na AEAARP. (confira matéria AQUI)

Campanha Civilidade nas Eleições | Blog: civilidadenaseleicoes.blogspot.com

Revide Online
Texto: Yara Racy
Fotos: Júlio Sian

Compartilhar: