Cohab - Modelo opcional

Cohab - Modelo opcional

Prefeita e técnicos da Cohab apresentam modelo opcional de casa para atender demanda de até seis salários mínimos

Para não penalizar as famílias que ganham de três a seis salários mínimos, já que a prioridade do atual governo é atribuir casas populares às famílias com renda até três salários mínimos, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera delegou à Cohab o trabalho de projetar um conjunto habitacional com casas maiores, com três quartos, churrasqueira, beirais com laje, muros laterais e nos fundos, acabamento cerâmico e aquecedor solar. O modelo opcional tem 68,79m2 de área útil, enquanto que a unidade padrão tem 45 m2 de área construída. “A iniciativa surgiu a partir dos inúmeros e-mails que recebo, de pessoas com famílias maiores e que precisam de casas com três dormitórios, pedindo que o valor das melhorias diluídas no financiamento”, contou Dárcy Vera antes de apresentar o novo projeto juntamente com técnicos da Cohab.

O modelo opcional foi apresentado nesta segunda-feira, no Palácio Rio Branco, num telão, com imagens em perspectiva, da fachada, dos cômodos interiores com imagens de decoração ilustrativas. O conjunto com essas novas casas será construído na avenida Renê Strambi, no Jardim Paulo Gomes Romeo, região Oeste da cidade, onde se ergue um grande complexo habitacional e onde será construído o maior parque ecológico da cidade.

Serão 116 casas, com quase 70m2 de área útil, maior o equivalente a 53% em relação à unidade padrão da Cohab. As prestações, diante das melhorias incluídas no projeto, devem girar em torno de R$ 500,00 a R$ 600,00.

Para esse conjunto haverá um dia específico para inscrição, a ser oportunamente definido pela Cohab. “A expectativa é de que essas unidades sejam comercializadas rapidamente, pois há demanda registrada na Cohab para esse público”, comenta o presidente da Cohab-RP, Rodrigo Arenas.

      
Durante a apresentação foram apresentados também alguns números em relação ao desempenho do Governo Municipal no tocante à habitação popular. São números animadores, que mostram que a atual administração já superou a média histórica, construindo uma média de 143 casas populares por mês, cerca de quatro casas por dia. Dentro do programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, são 1.910 unidades em construção e outras 8 mil em projeto. “Mas pretendo pleitear, junto ao Governo Federal, um número maior de casas como parte desse projeto, já que a aprovação de projetos tem base no censo de 2000, já bastante defasado. Estou aguardando o resultado do novo censo para buscar mais recursos para casas populares”, adianta a prefeita de Ribeirão Preto.

A iniciativa desse projeto opcional da Cohab de Ribeirão Preto, que tem atuação regional, totalizando 88.692 casas populares em 83 municípios paulistas, foi elogiado pelo vereador Capelas Novas, na oportunidade representando a Câmara Municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal

Compartilhar: