Com os olhos no horizonte
Reitora destaca que a filosofia de gestão da Unaerp consiste em não ceder às instabilidades dos cenários políticos e econômicos

Com os olhos no horizonte

Tempos de crise exigem gestão sólida, que se apoia na tradição, mas é focada nas novas possibilidades

Há segredos para uma instituição se manter longeva e saudável aos 96 anos de história? Segundo a reitora da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, a estratégia é muito trabalho aliado ao investimento em qualidade. Estar um passo à frente, observando tendências e perscrutando as demandas sociais são as tônicas da gestão desta Instituição que se destaca como uma das melhores universidades particulares brasileiras, atraindo estudantes de todos os estados com seus cursos entre os mais bem avaliados do País.

“Nossa filosofia de gestão consiste em não ceder às instabilidades conjunturais dos cenários políticos e econômicos. Assim, desde a implantação do curso de Direito, pelo meu pai, Electro Bonini, em 1961, até ao curso de Medicina no campus Guarujá, em março deste ano, permanecemos focados”, diz a reitora. A Unaerp tem uma trajetória pioneira vinculada à comunidade e seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão consideram a educação como principal fator de avanços sociais. 

A reitoria e as diretorias da Universidade de Ribeirão Preto procuram aliar solidez e arrojo, disponibilizando infraestrutura completa e apoio integral à produção e às vivências acadêmicas. Nesse escopo, incluem-se o corpo docente e pesquisadores de alto nível, pessoal técnico-administrativo engajado, total lisura no atendimento às regulamentações governamentais. 

Esse ideal de qualidade move a Instituição. Por isso, quando um estudante entra em um dos laboratórios da Unaerp para uma aula prática experimental encontra um ambiente planejado, equipado e estruturado para o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços. A professora Elmara define a Universidade como um celeiro de oportunidades. “Nosso aluno tem no campus os recursos para uma graduação que vai além das competências profissionais. Frequenta a biblioteca, pesquisa, pratica esportes, convive num ambiente saudável e construtivo e tem orientações e apoio para uma formação humanista e integral”. Esse processo de ensino-aprendizagem agrega diferenciais aos diplomados na Instituições, pois é transformador e leva a uma formação reflexiva, crítica e conectada com os contextos local, regional e global. 


Pesquisa e inovação
Os resultados da produção científica da Unaerp são o registro de patentes, softwares e aplicativos, estudos de grande valor social, técnico-científico e político e programas de Mestrado e Doutorado bem avaliados, com conceitos 4 e 5, pela agência CAPES/MEC. 

Os cursos de pós-graduação Stricto Sensu estão completando 20 anos, mas desde a década de 1980 a Universidade de Ribeirão Preto já realizava pesquisas sobre meio-ambiente e biodiversidade brasileira. Hoje, 40 anos depois, o portfólio inclui, entre outros, o estudo sobre bactérias multirresistentes, coordenado pelo docente e pesquisador André Pitondo da Silva (foto). A pesquisa, com fomento da Fapesp, foi publicada no Journal of Global Antimicrobial Resistance e ganhou repercussão nacional por demonstrar que há amostras das chamadas superbactérias circulando fora do ambiente hospitalar, o que pode significar risco à população brasileira.

Compartilhar: