Combate a incêndios

Combate a incêndios

Com brigada de incêndio, caminhões-pipa e caminhões-tanque próprios, usina Batatais intensifica ações preventivas junto aos fornecedores de cana

Apesar da queima da palha da cana-de-açúcar não ser mais praticada pela maioria das usinas do Estado de São Paulo, observa-se uma grande incidência de incêndios acidentais ou criminosos em plantações de cana-de-açúcar, matas, reservas e outras propriedades rurais. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a novembro de 2017, foram registrados 18.532 focos de incêndios somente na região Sudeste. 

“Com visualização estratégica e treinamento dos brigadistas, identificamos qualquer foco de incêndio, por menor que seja”, ressalta Olivia.Para ampliar a prevenção junto aos fornecedores de cana, a Usina Batatais mantém uma estrutura própria que previne e combate os incêndios, bem como orienta e realiza campanhas junto aos colaboradores, aos fornecedores e à comunidade onde atua. De acordo com a gerente de qualidade e meio ambiente da unidade, Olivia Pinheiro Merlin, a usina possui mais de 90 colaboradores de brigada de incêndio, 14 caminhões-pipa próprios e caminhões-tanque para o abastecimento desses veículos.

A equipe de vigilância da empresa é treinada e equipada para o trabalho. Também fazem parte da estrutura torres de observação e pontos de monitoramento estratégicos, com vigilância 24 horas por dia. “Desta forma, é possível identificar princípios de incêndios em quase toda a área de cana da Usina. Além disso, realizamos ações de prevenção e de manutenção periódica de aceiros, caminhos e estradas, prevenindo que o fogo afete áreas de preservação, matas ou qualquer fragmento florestal”, reforça Olivia. 

Compartilhar: