Comércio aquecido

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Liquidações de janeiro devem movimentar comércio em Ribeirão Preto, aponta Acirp

A primeira quinzena de janeiro, marcada pelas trocas pós-Natal e liquidações, deve trazer alta no movimento do comércio. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), os indicadores apontam que, apesar do crescente interesse pelas compras virtuais, a necessidade de “ver em mãos” os produtos e de tirar dúvidas presencialmente ainda são ferramentas valorizadas pelo consumidor.

 
“O varejo físico precisa apostar em experiências mais sensoriais. O que mais leva as pessoas a comprar em lojas físicas é a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto. A conveniência de sair com o produto em mãos também é importante”, afirma Lucas Ribeiro, analista do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp.


A sugestão, além de aprimorar o atendimento das empresas, é também um alerta para a necessidade de adaptação imediata do varejo aos novos comportamentos de consumo.  Ribeiro destaca que uma pesquisa feita pela empresa Opinion Box mostrou que as tendências para o varejo em 2024 consolidam cada vez mais a adesão às compras virtuais e que isso se repete regionalmente.  


Segundo o estudo, 46% dos clientes já prefere comprar pela internet, sendo que 63% deles acredita que a rede tem preços melhores e 53% preferem a conveniência de comprar e receber em casa. Os três principais motivos para compras em lojas físicas apontados pelos entrevistados foram: ver, tocar e experimentar o produto (importante para 66%); sair com o produto na hora, em mãos (65%) e ser atendido por uma pessoa real (22%).

 

DESCONTOS


O IEMB-Acirp destaca que os descontos nesta época do ano podem chegar a 70%, configurando boas oportunidades para clientes e empresários. A presidente da Acirp, Sandra Brandani, reforça que para aproveitar as liquidações de janeiro, os consumidores devem pesquisar os preços dos produtos antes de comprar, ficar atentos às regras das ofertas e ao início das promoções, quando há a maior disponibilidade de itens. “Com um pouco de planejamento, você pode aproveitar as liquidações de janeiro para economizar dinheiro em produtos de qualidade. Na outra ponta, os empresários também precisam investir em uma comunicação visual atraente e informativa, equipe treinada e ambiente acolhedor para conquistar a preferência do consumidor”, conclui Brandani. 

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