Comércio em alta

Comércio em alta

A expectativa de vendas para 2013 será melhor em relação ao ano passado

O ano de 2013 poderá ser bom para os empresários de Ribeirão Preto. É o que aponta o resultado da pesquisa Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (IEE), que mede a expectativa no setor do varejo, divulgado na última terça-feira (8) pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) em parceria com a FUNDACE.

Segundo 88,6% dos empresários participantes da pesquisa, a expectativa de vendas para 2013 será melhor em relação ao ano anterior, a pesquisa aponta que a o otimismo supera a pesquisa feita em dezembro 2011, quando 69,8% acreditavam em 2012 como um bom ano para as vendas.

Além de seguir uma trajetória de elevação, o IEE alcançou em dezembro/2012 79,6 pontos, com ganho de 1,2pp em relação a pesquisa realizada em setembro/2012. Contudo o economista da Acirp Fred Guimarães lembra que ao tomar como base a estrutura da economia ribeirãopretana é possível notar a perda de entusiasmo nos últimos dois anos (2011 -2012) em relação ao ano de 2010. “Ao analisar esses índices podemos entender o porquê houve pequeno acréscimo desse indicador de confiança nas últimas pesquisas”, explica.

Os segmentos mais beneficiados pela economia ribeirãopretana estão ligados em sua maioria ao setor varejista, como os produtos alimentícios, supermercados e hipermercados, além dos serviços ligados à construção civil, saúde, educação e comércio de veículos automotores.

Já os setores ligados à indústria, atividades de serviços como transporte aéreo, desenvolvimento de programas, instalações elétricas e algumas atividades comerciais não atingiram o resultado esperado, entretanto, não ofereceram risco de queda no resultado final.

“De forma geral, esse movimento revela que houve alguns segmentos que avançaram significativamente, enquanto outros tiveram resultados mais modestos, o que ajuda a confirmar um nível moderado de confiança na economia por parte dos empresários” conclui o economista.

Revide On-line

Compartilhar: