Comércio registra leve alta em outubro

Comércio registra leve alta em outubro

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 0,44%

Impulsionado pelas vendas de eletrodomésticos e calçados, as vendas no comércio de Ribeirão Preto cresceram 0,44% em outubro. E os empregos temporários para as festas de final de ano começaram a surgir no décimo mês de 2014.

Levantamento divulgado pelo Sindicato do comércio varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), nesta segunda-feira, 24, revela que houve crescimento de 0,69% no número de contratações.

Dos comerciantes entrevistados, 93,9% disseram que mantiveram a mesma quantidade de funcionários do mês de outubro de 2013, enquanto 4,1% abriram novas vagas e 2% promoveram dispensas.

O setor de Livraria/Papelaria foi o que mais abriu vagas, com um aumento de 3,40% nas contratações, seguido por Vestuário com 2,78%, ambos na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Marcelo Bosi credita falta de crescimento aos reflexos da Copa do MundoO economista do Sincovarp, Marcelo Bosi Rodrigues, acredita que o mercado em Ribeirão Preto se manteve estável, porque sofreu reflexos da Copa do Mundo e das eleições, assim como o resto do País.

“Quando todos esperavam uma calmaria, os noticiários transbordaram de denúncias de corrupção. Essa turbulência agita o mercado e traz incerteza para o consumidor e para os empresários, engessando a economia”, diz Rodrigues.

Vendas de eletrodomésticos crescem mais de 5%

O setor de eletrodomésticos foi o que mais cresceu (5,65%), depois vieram os calçados (4,5%) e ótica (3,52%). Os setores com resultados negativos foram os de Livraria/Papelaria (-5,00%), Tecidos/Enxoval (–3,90%), Vestuário (–1,82%), Presentes (-0,87%) e de Móveis (–0,37%).

Revide Online
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: