
Como usar as mídias sociais
Segundo Matheus Peracine, ter uma fanpage numa rede social não é garantia de sucesso se não houver uma estratégia de comunicação
“É cada vez mais comum as pessoas, ao invés de pegarem seu cartão de visitas ou anotarem o seu telefone, perguntarem o seu Facebook ou até mesmo se a sua empresa tem uma página na rede social”, afirma o publicitário Matheus Peracine. Sócio-diretor da Dilatas – Comunicação Consciente, Peracine comenta que não é obrigação das empresas terem uma página nas redes sociais, mas que muitos empreendedores estão abrindo mão de um site para terem uma página no Facebook, por exemplo. No entanto, o publicitário salienta que ter uma fanpage numa rede social não é garantia de sucesso se não houver uma estratégia de comunicação. “Ele [o empresário] deve pensar que sua empresa interagirá com pessoas e não com máquinas. Como todo processo de Marketing, ele tem que saber ‘como falar, com quem falar e quando falar’”, aconselha Peracine.
Se usadas corretamente, as redes sociais podem ser ferramentas eficientes e baratas para divulgação de micro e pequenos negócios. Pois, através destes ambientes virtuais, podem aproximar a empresa dos clientes e ainda conquistar novos.
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Bruno Caetano, diretor superintende do Sebrae-SP diz que para um resultado eficiente na web é preciso ter alguém com tato e agilidade para postar conteúdo que desperte a atenção de quem navega pela internet e também precisa ter muito jogo de cintura para responder rapidamente às críticas e reclamações. A empresa, segundo Caetano, deve entrar nas redes de forma profissional, do contrario irá prejudicar sua imagem. “Essas mídias exigem diálogo e interação com o consumidor. É um espaço onde o cliente se expressa, reclama, elogia, dá sugestões e quer respostas rápidas. Ele não pode sentir que está falando sozinho. Caso isso aconteça, o recurso volta contra o empreendimento que passará a ser alvo de críticas que se espalham na velocidade do mundo virtual. A empresa deve ouvir as demandas e ter agilidade para tomar providências”, orienta Caetano.
Dicas para ter sucesso nas redes
• Antes de entrar nas redes sociais, conheça as ferramentas e o público que deseja se comunicar;
• Trace metas ligadas ao negócio e a essas mídias;
• Estabeleça a mesma identidade que já utiliza no “mundo off-line”. É preciso ter coerência na comunicação. O estabelecimento é conservador. Ok! Siga essa mesma linguagem na web.
• O trabalho é contínuo, requer dedicação e atualização constante, tanto da forma quanto do conteúdo;
• Desperte a atenção do internauta. Ofereça conteúdo sobre o que a sua empresa vende e também sobre o universo que ela pertence, como bem-estar, viagens, gastronomia e vestuário;
• Destaque os lançamentos;
• Fale sobre tendências;
• Proponha enquetes e emita opiniões;
• Compartilhe vídeos que façam parte do universo do seu freguês.
• Desperte a vontade das pessoas interagirem. Abra espaço para que postem fotos e marquem o seu estabelecimento, por exemplo. Essa ação será vista pelos amigos do seu cliente e poderá tornar-se viral;
• Esteja preparado para receber críticas. Esse canal também funciona como SAC.
• Aceite as críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a aceitação do seu produto;
Erros
• Falar mal da concorrência;
• Não ouvir o cliente;
• Deixar o perfil às moscas, sem atualização;
• Não acompanhar o que as outras empresas estão fazendo;
• Sair compartilhando, dando RT ou respondendo questionamentos antes de entender a atmosfera da mensagem;
• Escrever qualquer coisa sem revisão;
• Bombardear os clientes apenas com informações institucionais e se autopromover o tempo todo;
• Deixar de observar como sua marca está repercutindo nas redes sociais;
• Transformar a fanpage do seu negócio em um gigante catálogo digital. É mais interessante uma loja que dá dicas de como se vestir do que aquela que só posta fotos da nova coleção, por exemplo;
• Comentar sobre política e religião;
• Ficar preso ao número de seguidores. Ter muita gente fora do público-alvo não vai trazer mais negócios à empresa.
• Misturar a página da empresa com a pessoal;
• Transformar o espaço em um bate boca aberto a todos. O aconselhado é sempre levar a reclamação ou discussão para uma conversa fechada por e-mail ou telefone.
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Texto: Bruno Silva
Foto: Divulgação
Ilustração: Lucas Chaibub