Construir oportunidades. Transformar vidas

Construir oportunidades. Transformar vidas

Por meio do cooperativismo de crédito, o Instituto Credicitrus promove iniciativas inovadoras nas áreas social, ambiental, cultural e educacional

Com mais de 39 anos de história, a Cooperativa de Crédito Credicitrus – Sicoob Credicitrus é uma instituição financeira formada por meio da associação de pessoas, que oferece produtos e serviços financeiros mais vantajosos com intuito de gerar prosperidade para seus cooperados.

 

A Credicitrus é uma das maiores cooperativas de crédito do país, com mais de R$ 2 bilhões em patrimônio líquido e aproximadamente R$ 11 bilhões em ativos financeiros, e conta com mais de 164 mil cooperados e 121 postos de atendimento nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Entre os princípios da Credicitrus está seu comprometimento com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que é um processo contínuo que envolve práticas corporativas adotadas por empresas fundamentadas na preocupação social, ambiental e de governança. 


O cooperativismo tem forte ligação com essas bandeiras e, em 2019, a Credicitrus fundou o Instituto Credicitrus, para potencializar a disseminação dos princípios cooperativistas, em especial a educação, o compromisso com a comunidade em que está inserida, além de facilitar o compartilhamento de valores sociais, ambientais e de governança com os cooperados da Credicitrus e toda a sociedade.

 

Como estratégia de atuação, o Instituto incentiva iniciativas inovadoras, desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Negócios de Impacto Social, nas áreas social, ambiental, cultural e de educação.


Com parcerias de sucesso e credibilidade, partilha novas propostas de aprendizado, viabiliza oportunidades de desenvolvimento social e gera impacto ao pensar em formas criativas de empreender, viver e crescer.

 

Desde sua fundação, o Instituto Credicitrus vem aprimorando sua estrutura de gestão, avaliação de resultados e impacto, ampliando sua capacidade de fazer o bem. Para a Cooperativa, o Instituto é fundamentado em um propósito muito forte e inegociável que é: “Construir oportunidades. Transformar vidas”. Para os gestores da Credicitrus, é importante refletir que o planeta está passando por uma transformação muito forte em relação às condições climáticas. A população mundial cresce e as pessoas vivem mais. Portanto, é necessário que a organização atue de acordo com a agenda ESG. 


Além disso, as pessoas mudam de mentalidade e passam a consumir considerando o impacto que as empresas realizam na sociedade, não apenas o produto que elas vendem. As companhias devem se dar conta de que o valor que elas agregam à sociedade é o que vai ser realmente um diferencial delas em relação ao mercado.

 

Por conta disso, o Instituto Credicitrus é, na verdade, um legado da cooperativa e seu maior efeito é que a sociedade não vai mais se basear em transações, mas em transformações.

 

Retribuição para a sociedade


O cooperativismo é um modelo de negócios imbatível. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Credicitrus, Marcos Lourenço Santin, isso acontece do ponto de vista de prestação de serviços e de retribuição para a sociedade.

 

“É muito interessante observar que todas as cidades onde existe o cooperativismo, principalmente o de crédito, têm uma dinâmica nos negócios maior, porque todas as taxas que são pagas, além de serem mais competitivas e inferiores ao do sistema financeiro tradicional, os resultados são distribuídos em função da atividade que os cooperados daquela região exerceram na cooperativa. Então, os resultados acabam ficando na comunidade”, comenta.

 

Ele explica que o Instituto Credicitrus foi criado como um instrumento de exercer essa atividade em benefício da sociedade. “Nós costumamos dizer que a Credicitrus é o corpo e o Instituto é a alma da nossa Cooperativa, pois o cooperativismo apresenta um modelo de negócio insuperável, que gera inúmeras vantagens, desconcentra a renda e faz essa retribuição à sociedade de uma forma direta, com volumes expressivos destinados ao meio ambiente, à governança e à educação”, conclui.


A vice-presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e presidente do Instituto Credicitrus, Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, afirma que, embora a agenda ESG seja muito atual, ela é a essência do cooperativismo.

 

“Para nós, a agenda faz parte do nosso dia a dia desde 2005, quando foi determinada a criação de um fundo estatutário que recebe 1% das sobras para a realização de toda a responsabilidade social da Credicitrus. Dentro do cooperativismo, o sétimo princípio é atuar nas comunidades, fazer a diferença nas localidades onde tem uma cooperativa. Então, é esse o propósito do Instituto, que veio depois, em 2019”, esclarece.

 

Ela especifica que o Instituto possui quatro pilares (social, educacional, ambiental e cultural) e consegue transformar a vida de muitas pessoas por meio das entidades sociais, financiando projetos sustentáveis.

 

“Na parte cultural, por exemplo, apoiamos a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Na educacional, subsidiamos MBA e pós-graduação para os nossos cooperados e funcionários, e, no ambiental, nosso pilar trabalha com projetos sustentáveis de usinas fotovoltaicas ligadas às entidades sociais. Tudo isso é a materialização dessa agenda ESG. Então, devolvemos para a sociedade todos os benefícios com os recursos oriundos dos nossos cooperados”, detalha Maria Tereza.


De acordo com o diretor-presidente Executivo da Credicitrus e vice-presidente do Instituto Credicitrus, Walmir Fernandes Segatto, a história da Cooperativa já mostra que ela sempre atuou com o que hoje se chama agenda ESG e, há 15 anos, preocupado com as camadas sociais mais vulneráveis, criou um Fundo de Investimento Social (FIS) com o papel de atuar na sociedade. O objetivo era que pudesse ser, não uma sustentação, mas um meio de transformação através das entidades apoiadas pela Cooperativa.

 

“Essa iniciativa também passou a fazer parte do nosso DNA, a partir do momento que começa a ganhar corpo, demanda e crescimento. Há três anos, houve uma provocação interna de que essa estrutura precisava estar construída dentro de uma figura jurídica que permitisse, inclusive, dar focos diferentes, gerar planejamentos diferentes, ou seja, um spin-off era necessário”, explica. Com essa maturidade estratégica, foi criado o Instituto Credicitrus. “O cooperativismo é uma economia mais solidária, onde você reúne um grupo, que trabalha em função dele, mas expande para a sociedade. Com o Instituto, fortalecemos nosso propósito de transformar vidas e a sociedade”, finaliza. 

 

Seminário SustentaHabilidades


O Seminário SustentaHabilidades, realizado pelo Instituto Credicitrus no auditório do ONOVOLAB powered by Instituto Credicitrus, em Ribeirão Preto, nos dias 25 e 26 de outubro, mostrou que a cooperação não é algo exclusivo das cooperativas, mas, que, todas as coisas são interdependentes.

 

Com programação voltada para o terceiro setor, o encontro reuniu convidados do meio empresarial e de instituições sociais para falar sobre gestão de projetos, voluntariado, e como inovar para empreender e crescer institucionalmente com impacto social.

 

 

ONOVOLAB é o maior hub de inovação independente do Brasil. Fundado em 2018, em São Carlos, atualmente reúne, em um mesmo espaço, mais de 60 empresas e startups em um ambiente disruptivo e vibrante, para que desenvolvam suas jornadas de inovação.

 

Em parceria com o Instituto Credicitrus, o ONOVOLAB chegou a Ribeirão Preto em 31 de agosto deste ano, com uma estrutura que inclui auditório e miniauditório, estúdio de gravação, salas privativas para reuniões, foyer e terraço para eventos, espaços de trabalho, café e estacionamento. Um ecossistema de inovação para transformar empresas do segmento de agronegócios, cooperativismo, negócios de impacto social e soluções ESG.

 

Marcos Lourenço Santin, presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Credicitrus

“A Credicitrus é o corpo e o Instituto é a alma da nossa Cooperativa, pois o cooperativismo apresenta um modelo de negócio insuperável, que gera inúmeras vantagens, desconcentra a renda e faz essa retribuição à sociedade de uma forma direta, com volumes expressivos destinados ao meio ambiente, à governança e à educação”

 

Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, vice-presidente do Conselho de Administração da Credicitrus e presidente do Instituto Credicitrus

“A agenda ESG, embora seja muito atual, é a essência do cooperativismo. O sétimo princípio do cooperativismo é atuar nas comunidades, fazer a diferença nas localidades onde tem uma cooperativa. Então, esse é o propósito do Instituto Credicitrus: Construir oportunidades. Transformar vidas”

 

Walmir Fernandes Segatto, diretor-presidente Executivo do Sicoob Credicitrus e vice-presidente do Instituto Credicitrus

“O cooperativismo é uma economia mais solidária, onde você reúne um grupo, que trabalha em função dele, mas expande para a sociedade. O investimento em projetos sociais faz parte do nosso DNA e, com o Instituto Credicitrus, fortalecemos nossos propósitos e ganhamos uma estrutura com gestão e planejamento”

 

 


Fotos: Revide

Compartilhar: