Controle de Zoonoses

Controle de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde orienta a população sobre medidas de segurança e de higiene no manuseio de animais domésticos

Diante do aumento de número de parques em Ribeirão Preto e com a previsão da construção de outros, a chefe da Divisão do Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, Eliana Collucci, esclarece a população sobre a proibição do acesso de animais domésticos, como cachorros e gatos a esses espaços.

Ela explica que a proibição, comum aos parques fechados das cidades brasileiras e de muitos outros países têm o objetivo de proteger a saúde dos freqüentadores. “Muitos proprietários de cães ainda não utilizam os métodos de contenção previstos por lei, como o uso de guias, focinheira e enforcador quando vão passear com seus animais de estimação. Além disso, é comum observar crianças e jovens conduzindo cães de grande porte, como os das raças Pit Bull, Bull Terrier e Rottweiler, o que aumenta os riscos de fuga e acidentes”, explica a chefe.

Collucci lembra ainda que a medida de impedir a entrada de cães e gatos nos parques públicos, além de minimizar riscos de acidentes como mordeduras, brigas entre animais e até abandono dos mesmos pelos proprietários, evita também possibilidades de contaminação do solo e dos tanques de areia pelas fezes e urina dos animais.

“Não podemos permitir que isso ocorra num espaço público e mesmo quando as pessoas saem para levar seus animais para um passeio, é primordial levar consigo um saquinho plástico para o recolhimento dos dejetos durante a caminhada”, conclui.

Fonte: Prefeitura Municipal

Compartilhar: