Controle do greening

Controle do greening

Fundecitrus cria bioinseticida para controle do psilídeo Diaphorina citri, vetor das bactérias causadoras da doença que gera prejuízos ao setor citrícola

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) anunciou a criação de um bioinseticida capaz de controlar a proliferação do psilídeo Diaphorina citri, vetor das bactérias causadoras do greening, ou huanglongbing (HLB), causado pelas bactérias Candidatus Liberibacter spp, Candidatus Liberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus que afeta todos os citros (laranja, limão e tangerina).

De acordo com o gerente do Fundecitrus, Juliano Ayres, o produto é fruto de uma parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luís de Queiroz” (ESALQ-USP) e da Koppert. “Este é o primeiro produto biológico à base de Isaria fumosorosea no Brasil. No mundo, ainda há poucas opções. É uma ferramenta com grande potencial, que contribui muito com o setor da citricultura”, analisa Juliano. 

O inseticida microbiológico, ideal para o manejo integrado de pragas, é registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e possui uma moderna formulação em suspensão concentrada. Por se tratar de um produto biológico, não deixa resíduos e não necessita de tempo. “Estamos muito satisfeitos por oferecer uma ferramenta biológica ao citricultor, que reduz o risco de seleção do psilídeo D. Citri. Queremos contribuir com o manejo sustentável de HLB, proporcionando um meio natural de reduzir a população de psilídeo”, finaliza Juliano. 

Compartilhar: