CPI do Transporte ouve Latuf

CPI do Transporte ouve Latuf

Segundo Latuf não há quebra contratual, mas superintendente enumerou 15 cláusulas que estão em atraso

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte (CPI do Transporte), que visa averiguar se houve quebra de contrato licitatório do transporte público em Ribeirão Preto, ouviu nessa segunda-feira, 2 de setembro, William Latuf, diretor superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano, TRANSERP.

Durante a audiência, o superintendente salientou que a informação sobre uma possível quebra de contrato deve ser obtida junto a prefeitura, através da Secretaria de Administração.“Tudo o que diz respeito a contrato e a medida legal, quem deve responder é a prefeitura. No nosso entendimento, existem alguns atrasos, que estão sendo cobrados tanto pela TRANSERP como pela prefeitura”, explicou Latuf.

Leia Mais: Diretor superintendente da Traserp, alega precariedade estrutural e assume que empresa não exige da concessionária Pró Urbano documentos contábeis

O superintendente enumerou ainda 15 cláusulas que estão em atraso.

15 clásulas com cronograma atrasado:
- Recontratação de 98 agentes de cobrança;
- Impressão de guia de ônibus para o usuário;
- Impressão do extrato de saldo das passagens para que o patrão acompanhe se o funcionário tem usado o passe;
- Implantação de sistema biométrico para identificação do usuário;
- Entrega do relatório do sistema de bilhetagem;
- Instalação de 1,4 mil placas de ônibus;
- Reposição de ônibus incendiados. Dos cinco avariados, apenas dois foram repostos;
- Colocar mais 13 ônibus em circulação;
- Implantação de três linhas. Sendo duas perimetrais e uma convencional;
- Instalação de 2ª catraca em ônibus padron;
- Disponibilidade do aplicativo para consulta dos horários de ônibus em tempo real;
- Disponibilidade no site com a programação das linhas;
- Viabilizar que o 0800 aceite ligações de celulares;
- Sistema de bloqueio de cartão;
- Alerta para deficientes visuais.

Escassez de Fiscalização
A Transerp, segundo seu superintendente, conta hoje com um quadro de fiscais abaixo do ideal. Durante audiência Latuf assumiu que apenas dois fiscais são responsáveis pela vistoria de rua e quatro  são responsáveis pela fiscalização interna. Como itinerário e velocidade de todos os ônibus.  

Dívida quitada
Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, o Consórcio PróUrbano quitou a dívida equivalente a R$ 510 mil, referente à taxa de gerenciamento de cerca de R$ 170 mil, que não era paga desde junho deste ano.

Próxima audiência
Na segunda audiência, prevista para o dia 9 de setembro, a comissão pretende ouvir o diretor de Transportes da Transerp, José Mauro de Araújo e o gerente, Reynaldo Lapate.

Revide on-line
Texto: Bruno Silva
Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: