Crescimento profissional e empresarial
Manter investimentos em tecnologia e no aprimoramento profissional é uma das receitas de superação, concordam Paulo, Dorival e C

Crescimento profissional e empresarial

Com forte representatividade em Ribeirão Preto e região, Acirp, Sincovarp e Sicoob Cooperac promovem o fortalecimento da economia regional gerando emprego e renda

Considerado um importante setor propulsor da economia local e regional, o comércio de Ribeirão Preto, aliado à área de crédito, apresenta resultados otimistas, superando as dificuldades impostas pela grave crise que se abateu no país nos últimos anos. De acordo com Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), o comércio reage com a força e a garra dos lojistas, que sempre podem contar com o apoio da instituição que representa mais de 15 mil empresas da cidade e outros 43 municípios.

Além de atuar nas questões de relações do trabalho, o Sincovarp participa ativamente das discussões que afetam a atividade comercial. Investe na qualificação de lojistas e suas equipes, promovendo ou apoiando cursos, treinamentos, palestras e seminários focados estrategicamente em vender mais. O Sindicato também realiza campanhas promocionais para fomentar vendas, incrementando sua gama de produtos e serviços com a melhor relação custo-benefício para os lojistas. “Trabalhamos para que o comércio seja cada vez melhor e mais competitivo, com a segurança jurídica necessária para gerar desenvolvimento socioeconômico. Uma cidade forte precisa de um comércio forte!”, afirma Paulo.

Força e garra também alimentam a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que, além de ser bem diversificada em sua economia, tem se mostrado resiliente nesse período de crise. Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), avalia que o impacto de muitos anos de governos corruptos e incompetentes foi e ainda é sentido tanto em nível local quanto nacional. O desemprego, a queda na renda da população e a redução de investimentos públicos e privados afetam tanto empresários quanto trabalhadores. 

Por isso, a Associação, além de discutir e debater, age com o objetivo de investir em seus mais de 5.500 associados com treinamentos direcionados ao crescimento profissional e empresarial para que todos sejam capazes de se planejar e elaborar estratégias para driblar a crise. “Assim, poderão garantir seus direitos e bem-estar, investir mais e, consequentemente, gerar mais emprego, riqueza e bons negócios”, enfatiza Dorival.

Iniciativas positivas também impulsionam a gestão da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Ribeirão Preto e Região (Sicoob Cooperac), que completa 13 anos em 2019 com ótimas perspectivas para o futuro. Atualmente, a Instituição possui três agências em Ribeirão Preto e uma em Taquaritinga, que atendem aos mais de 4.900 cooperados de mais de 20 cidades da região. Até o final do ano, serão concluídas as reformas dos postos de atendimento (PA) da Rua São Sebastião e da Avenida Dom Pedro I, além da abertura de um novo ponto nos Campos Elíseos. 

A partir de 2020, a Cooperac inicia a ampliação de seus serviços para outras cidades da região, sempre com a proposta de investir no atendimento humano e personalizado, aliado às soluções digitais mais modernas do mercado financeiro. O plano de expansão também inclui a abertura de agências em grandes empresas, como antecipa o diretor-presidente Cesar Augusto Campez Neto. Considerada uma corrente do bem, o  cooperativismo de crédito contribui para o fortalecimento da economia local. “O princípio do cooperativismo é proporcionar um crescimento conjunto de todos os envolvidos, por meio da divisão das sobras financeiras e da oferta de produtos e serviços de qualidade, com condições especiais”, ressalta Cesar Campez. 

Compartilhar: