Criatividade certeira

Criatividade certeira

Tendo a reinvenção como palavra de ordem, Revide supera adversidades econômicas do país e chega aos 33 anos com novos produtos consolidados

Talvez o grande número de edições ao longo de 33 anos — 981, ao todo — seja inferior apenas à quantidade de vezes que a palavra crise foi mencionada no país, e em Ribeirão Preto, nos últimos quatro anos. Desde 2015, o Brasil enfrenta adversidades econômicas, recessão e muitas dificuldades para se reerguer diante de um crescimento pífio, conhecido como PIBinho —

Produto Interno Bruto em seu apelido minguado.
Está claro para trabalhadores e empreendedores do país que os últimos anos foram mais de plantio do que de colheita. Superar os obstáculos pode ser menos prazeroso do que obter resultados positivos, mas certamente representa uma conquista mais intensa, com a certeza de que se sobreviveu à tormenta. E para a Revide esse conceito não é diferente.

Em 2015, com sinais mais intensos de uma crise que se avizinhava, a empresa decidiu lançar novos produtos customizados no mercado. A primeira publicação a nascer nesse formato, como forma de se reinventar, foi a RD - Revide Decoração, em outubro daquele ano. Destinada ao mercado de Arquitetura e Design, a revista reúne um amplo conteúdo destinado a um público altamente consumidor e específico, completando 23 edições com 12 mil exemplares cada.

Durante o ano de 2016, a RD - Revide Decoração foi a responsável por dar mais fôlego à empresa diante de um mercado retraído e serviu de inspiração para um novo projeto que nasceria em janeiro de 2017, ainda em meio à recessão econômica. A RS - Revide Saúde surgiu como mais uma oportunidade a clientes que poderiam estar presentes em uma revista destinada a um nicho específico. Distribuída em consultórios, clínicas e nas casas de um público segmentado, a publicação teve edições com tiragem aumentada, tamanho sucesso entre leitores e parceiros.

Murilo reforça a importância de o jornalismo e da comunicação se fazerem intensamente presentes na sociedade. “Em um mundo em constante transformação, sabemos que não existe a possibilidade de ficarmos inertes às mudanças”, diz Isabel

Hoje, em 2019, ainda sob efeitos de um país estagnado economicamente, a Revide lançou mais uma revista, fazendo jus à constante reinvenção que busca, intensamente, para se manter ativa e relevante. Nasceu, em julho deste ano, a Revide Ancienne, nova publicação destinada ao público 60+ de Ribeirão Preto, com assinaturas comercializadas, inovando, assim, a maneira de divulgar o conteúdo — especialmente a um mercado que só cresce, o da terceira idade.

Para a diretora comercial da Revide, Isabel de Farias, a postura da empresa não poderia ser diferente. “Em um mundo em constante transformação, sabemos que não existe a possibilidade de ficarmos inertes às mudanças. É preciso, fundamentalmente, estabelecer objetivos e ter criatividade para oferecer novos caminhos aos parceiros e aos leitores. E é nisso que temos trabalhado intensamente: criar e recriar produtos com propostas diferenciadas têm sido nosso foco”, afirma.

O diretor da Revide, Murilo Pinheiro, reforça a importância de o jornalismo e da comunicação se fazerem intensamente presentes na sociedade, sendo esse um dos pilares de sustentação da empresa. “Não se constrói uma história de consolidação em apenas alguns dias. A Revide está há mais de três décadas criando relações com leitores e parceiros na região, buscando informar com qualidade. Antes de criarmos um novo produto, pensamos no público que alcançaremos e em como aquela proposta pode ser útil para o mercado”, explica. 

Resultado consolidado

Primeira revista produzida pela empresa e há 33 anos ininterruptos em circulação, a Revide está consolidada como um dos principais veículos de comunicação de Ribeirão Preto, sendo, atualmente, a única revista semanal a circular na região.

Segundo Máisa Valochi, chefe de redação da Revide, o trabalho constante da equipe por uma pluralidade no conteúdo faz com que a revista crie cada vez mais relevância à população. “Vivemos em tempos de mudanças das mídias e não há certeza sobre o futuro dos veículos de comunicação. No entanto, elaborar um produto de qualidade, em qualquer plataforma, tem sido o papel fundamental dos jornalistas. Temos trabalhado para oferecer informações de qualidade ao leitor semanalmente, na Revide impressa, mas também nos produtos customizados e no Portal”, observa.

Para a editora da revista, Marina Aranha, diante do fenômeno da pós-verdade e da era das “fake news”, a credibilidade faz toda a diferença. “Não se pode negar que a chancela da Revide, há 33 anos no mercado, oferece ao leitor a garantia de que aquele conteúdo foi apurado, checado e construído com responsabilidade. Isso tem garantido a consolidação da revista e, certamente, fará com que a marca perdure em qualquer formato de mídia”, ressalta.

Ao longo das mais de três décadas, a Revide se transformou: mudou a periodicidade e o projeto gráfico. Em 2019, além de modernizar as informações, inserindo o Caderno Cotidiano, em papel jornal, com as principais notícias factuais da semana, a Revide também ficou de cara nova. Segundo Marcelo Mantovani, designer gráfico da revista, a ideia foi oferecer mais comodidade ao leitor. “Mudamos a logo, deixando mais evidente o nome da revista, ampliamos as margens e buscamos facilitar a leitura, acompanhando, também, as transformações de comportamento e do design”, comenta.

“Temos trabalhado para oferecer informações de qualidade ao leitor semanalmente, na Revide impressa, mas também nos produtos customizados e no Portal”, afirma Máisa.Para Marina, diante do fenômeno da pós-verdade e da era das “fake news”, a credibilidade faz toda a diferença. Marcelo comenta o novo projeto gráfico da revista

Crescimento incontestável

Mesmo apostando em produtos impressos, a Revide não deixou de investir em outros formados de mídia, distribuindo conteúdo on-line por meio do Portal Revide. A plataforma cresce exponencialmente e já é considerada como um dos principais veículos de comunicação do interior do Estado de São Paulo. 

Estando 24 horas no ar, o Portal Revide passou de 912.713 visualizações de página em 2014, para 6.461.273 — um crescimento de 607%, ou de seis vezes, justamente no período de crise mais intensa no país. Já em 2019, consolidado, a plataforma atingiu, até julho, 5.055.107 pageviews, o que já representa 78% do total do ano passado.

Raissa Scheffer, editora do Portal Revide, acredita que o dinamismo na produção de conteúdo e a agilidade para a publicação de matérias conquistam os internautas, que buscam informações de qualidade rapidamente.

“Nosso maior desafio é acompanhar as mudanças da comunicação em um curto espaço de tempo sem perder as características que a Revide conquistou no decorrer dos anos, oferecendo notícias em tempo real produzidas com responsabilidade. A proposta é crescer ainda mais e acredito que ainda há um grande caminho para percorrer, com muitas possibilidades e inovações”, afirma.

Raissa acredita que o dinamismo na produção de conteúdo e a agilidade para a publicação de matérias conquistam os internautas

 

Compartilhar: