Crise financeira prejudica projeto cultural

Crise financeira prejudica projeto cultural

Músicos do projeto cultural 'Café com Chorinho' estão há doze meses sem receber; secretário da Cultura afirma que dívida será quitada nos próximos dias

O grupo “Os Roxinóis”, que se apresenta no projeto musical “Café com Chorinho” – realizado há mais de 20 anos no Museu do Café Coronel Francisco Schimidt e Museu Histórico de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos – está há dez meses sem receber.

O secretário Municipal da Cultura, Alessandro Maraca, admite que há atraso no pagamento dos músicos, mas que a dívida será paga nas próximas semanas. Segundo Maraca, “há um cronograma, criado pela Secretaria a Fazenda, de pagamento a ser seguido”.

Incomodado com a situação, Roberto Marani, músico integrante do grupo Roxinóis, criou nas redes sociais o #Movimentodosdescontetes, que pretende chamar a atenção da população para as dificuldades da cultura em Ribeirão Preto.

De acordo com o músico, a dívida da prefeitura é de aproximadamente R$ 30 mil. Ele conta que ouviu várias promessas da administração municipal, que não se concretizaram. Ele cita, por exemplo, que a Prefeitura tentaria a parceria com um dos shoppings centers da cidade. “Mas nada deu certo”, comenta.

Marani informa que a Prefeitura tentou negociar com o grupo, propondo diversas formas de pagamentos dos meses em atraso, mas por enquanto o pagamento ainda não foi feito.

“Disseram que pagariam em novembro e nada. Depois, que pagariam entre os dias 18 e 20 de dezembro, mas não pagaram. No começo do ano, disseram que pagariam três meses em janeiro, três meses em fevereiro e três meses em março, e ainda nada”, lamenta.

Mobilização

O músico Roberto Marani explica que o evento 'Café com Chorinho' do próximo dia 15 de fevereiro será em tom de protesto pela situação da cultura da cidade. No dia 1º de fevereiro ocorreu a primeira manifestação do grupo.

Revide on-line
Foto: Reprodução / Rede Social

Compartilhar: