Cumprindo etapas

Cumprindo etapas

Depois do Enem, cujos resultados foram divulgados em 29 de março, é hora de se inscrever para o Sisu, na busca por uma vaga no Ensino Superior

Texto: Lidia Mattos


Os vestibulandos do país têm um calendário cheio e, com a pandemia do novo coronavírus, a movimentação das datas ficou ainda mais intensa. Depois de adiamentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma série de embates sobre a realização ou não das provas presencialmente, os resultados foram divulgados na segunda-feira, dia 29 de março. O próximo passo, para os estudantes que buscam uma vaga na universidade, é a inscrição para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que terá início em 6 de abril.

As provas objetivas do Enem foram corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um algoritmo utilizado pelo Ministério da Educação. O professor de Língua Portuguesa e redação Luiz Claudio Jubilato explica como funciona. "Acertar uma questão difícil faz com que o aluno receba uma pontuação maior. Ele só vai receber uma pontuação menor se acertar a questão média ou fácil. O número de acertos não corresponde ao número de pontos que o aluno receberá. E essa é a maior angústia do aluno, nunca saber o grau de dificuldade de cada questão”, destaca.

Para se inscrever no SiSu, um dos critérios é que o estudante tenha prestado a última edição do Enem com o status de não treineiro, além de ter tirado mais de 450 pontos na prova e ter a nota da redação maior que zero. 

No SiSu, as oportunidades são divididas em duas modalidades: a de ampla concorrência e a do sistema de cotas, conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), que determina que 50% das vagas de cada curso técnico e de graduação sejam disponibilizadas aos estudantes que passaram por escolas públicas. 

Quando o candidato pesquisar o curso que pretende fazer por cidade e instituição de ensino, ele deve conferir a quantidade de vagas para a ampla concorrência e para as cotas. “O estudante é o responsável pelas informações e deve pensar muito bem se possui os requisitos necessários para entrar pelo sistema de cotas”, orienta Jubilato.


As notas de corte podem mudar todos os dias, por isso, o aluno pode escolher se continua com a opção de curso que selecionou, ou se quer mudar. A 1ª e a 2ª opções do estudante já são consideradas desde o início da seleção.

A vestibulanda Gabriely Tiemi, 19 anos, pretende ingressar no curso de Medicina da Universidade de São Carlos (UFSCar) ou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "A parte científica é algo bem relevante pra mim. Por isso elas sempre foram o meu foco”, conta. 

O professor aconselha que no momento da escolha da universidade, o estudante analise a qualidade do curso e não só a faculdade em si, já que muitas faculdades podem ser bem avaliadas, mas os cursos podem ser de baixa qualidade. Ele também sugere que o aluno verifique as despesas que podem ser geradas com moradia, vestuário, e deslocamentos, já que somente a mensalidade não vai ser cobrada. “E nunca deixe a inscrição para o último dia, porque o sistema sempre cai devido à quantidade de acessos”, conclui Jubilato.

O resultado da seleção desta edição do processo seletivo do Sisu será publicado no dia 13 de abril, e as inscrições para a lista de espera podem ser realizadas até o dia 19.  

Compartilhar: